Início Blog

Homem de 84 anos morreu em acidente de trator

0

Um homem de 84 anos morreu hoje num acidente com um trator na localidade de Madalena, no concelho de Pinhel, disse à Elmo fonte dos bombeiros de Pinhel. Segundo a mesma fonte o acidente ocorreu em propriedade privada.

De acordo com informações do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela, o acidente ocorreu na aldeia de Madalena, freguesia de Vale do Côa, tendo o alerta sido recebido pelas 11h56.

Para o socorro foram mobilizados meios dos Bombeiros Voluntários de Pinhel, da GNR e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) da Guarda, num total de nove operacionais e quatro viaturas.

11º Festival do Vinho do Douro Superior de 24 a 26 de maio

0

De 24 a 26 de maio, Vila Nova de Foz Côa recebe a 11ª edição do Festival do Vinho do Douro Superior, “numa celebração autêntica da cultura vitivinícola e da identidade do nosso território”.

O certame, que vai decorrer no Pavilhão ExpoCôa, pretende ser uma mostra de vinhos e produtos regionais exclusivamente do Douro Superior e “é já uma referência do calendário dos grandes eventos vínicos do país”, disse João Paulo Sousa à Elmo, acrescentando que “vai ser um evento emblemático na região do douro.”

O certame conta com uma centena de expositores que prometem levar a concurso e dar a conhecer aos apreciadores os melhores vinhos produzidos em territórios vinícolas inseridos na Região Demarcada do Douro (RDD).

Do programa fazem parte  um vasto conjunto de iniciativas paralelas como concursos de vinhos, provas comentadas, colóquios, música e gastronomia.

A animação musical ficará a cargo dos concertos de Sara Correia e Dj Sérgio Miranda (24 maio) e António Zambujo com o Dj Ricardo Reis (25 de maio).

21ª Feira do Livro de Pinhel de 15 a 19 de maio

0

De 15 a 19 de maio, a Feira do Livro de Pinhel regressa ao Parque Urbano, um espaço aprazível e convidativo, no centro da cidade, onde os leitores poderão juntar o prazer de ler a um passeio pelo parque, mas também a outras expressões artísticas que vão ter lugar neste evento cultural.

Poesia, música e até exercício físico fazem parte do programa, que também inclui encontros e conversas com diversos autores.

Para o público escolar, estão previstas diversas sessões com a autora e ilustradora Ana Filipa Correia que vai falar do seu livro “O meu amigo Falcão” (16 e 17 de maio).

Para o público em geral, destaque para a presença do autor guardense Joaquim Martins Igreja que aqui vai apresentar o seu livro “Contos da Flor e do Fruto” (18 de maio, 21.30h).

Este ano a poesia chega à Feira do Livro através do Agrupamento de Escolas de Pinhel (16 de maio, 21.30h) e a música através da Academia de Música de Pinhel (17 de maio, 21.30h).

Na tarde do dia 18 de maio (sábado), para além da possibilidade de fazer alguns rastreios básicos de saúde, quem visitar a Feira do Livro também poderá participar numa sessão de Pilates.

Figueira de Castelo Rodrigo vence Prémio Autarquia do Ano com a iniciativa É Cá da Terra – Feira de Saberes e sabores

0

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo conquistou o prémio “Autarquia do Ano”, na categoria “Economia Social”, com a iniciativa “É Cá da Terra – Feira de Saberes e Sabores”.

Trata-se de uma iniciativa que promove um conjunto de certames dedicados à agricultura, pecuária, caça e transformação de produtos, “tendo como objetivo o seu escoamento, estimular a economia local e reavivar o sentimento de pertença ao concelho e à região, no que diz respeito aos produtos da terra” como explica a edilidade.

O galardão foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal, Carlos Condesso, e pela vereadora Lígia Teixeira Lopes, na cerimónia “Prémio Autarquia do Ano”, que vai na sua 5.ª edição, tendo o mesmo sido atribuído pela Lisbon Awards Group e pelo jornal “Eco” no Palácio Conde d’Óbidos, em Lisboa.

O objetivo deste reconhecimento é homenagear os municípios e freguesias que se destacam, nas mais variadas áreas, pelas suas práticas inovadoras e de gestão rigorosa do interesse público.

O certame “É Cá da Terra – Feira de Saberes e Sabores” é realizada mensalmente no Mercado Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo e “é um esforço conjunto dos vários agentes do território para celebrar a riqueza do concelho, destacar os produtos locais e criar um ambiente único para compradores, visitantes e entusiastas da gastronomia” realça a autarquia.

Empresa Five Bioenergy instala-se no concelho de Pinhel

0

O Município de Pinhel e a empresa espanhola Five Bioenergy anunciaram hoje a instalação, no concelho de Pinhel, da primeira central de biogás renovável a ser construída em Portugal pela Five Bioenergy.

O anúncio foi feito na sequência da reunião realizada esta segunda-feira entre o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, e o CEO da Five Bioenergy, Iñigo Asensio, a fim de ultimar alguns pormenores relacionados com a instalação deste projeto ligado às energias renováveis no concelho de Pinhel.

Para o funcionamento da futura central de biogás serão utilizados resíduos orgânicos não perigosos, provenientes sobretudo de empresários agrícolas, contribuindo para um ambiente de economia circular com benefícios para todos os intervenientes: agricultores, agentes sociais e, em última análise, toda a comunidade local.

De acordo com informação da Five Bioenergy, a central de biogás a instalar no concelho de Pinhel terá capacidade para tratar 240 mil toneladas de resíduos orgânicos por ano, estimando-se uma produção anual de 110 mil MWh de biogás.

De referir, ainda, que o projeto inclui a instalação de uma central solar fotovoltaica de 2MW para autoconsumo.

Com este investimento, que será o primeiro em Portugal, a Five Bioenergy espera contribuir para a redução de gases com efeito de estufa num total de mais de 20.000 toneladas de CO2 por ano.

Para a concretização deste projeto, a empresa espanhola, que se rege pelos princípios da sustentabilidade, proximidade e circularidade, prevê um investimento de 25 milhões de euros, bem como a criação de 15 empregos diretos e cerca de 45 empregos indiretos.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, “este novo projeto de energias renováveis representa mais um passo no sentido de atrair as indústrias mais inovadoras e com maior impacto social”. “Pinhel tem uma localização ideal para não só suprir a procura interna que será gerada por este novo combustível, como também poderá ser exportado através de diferentes plataformas logísticas”, concluiu o autarca, naturalmente agradecido à Five Bioenergy por ter escolhido Pinhel para a sua entrada em Portugal.

Já o CEO da Five Bioenergy, Iñigo Asensio, manifestou-se “grato ao Presidente da Câmara de Pinhel pelo acolhimento que deu ao projeto e por todas as comodidades que proporcionou para que a empresa escolhesse Pinhel como o seu primeiro destino em Portugal”. “O sucesso do projeto a instalar em Pinhel será também uma mais-valia para o desenvolvimento económico do concelho e da região e, seguramente, um exemplo a seguir noutros pontos de Portugal”, concluiu o responsável da Five Bioenergy.

Morreu o cineasta António-Pedro Vasconcelos, padrinho das Cavacas de Pinhel

0
Foto: CMP

Para muitos, o nome do cineasta António-Pedro Vasconcelos, passa despercebido, mas os pinhelenses não esquecem o apadrinhamento das Cavacas de Pinhel no concurso das “7 Maravilhas Doces de Portugal”, iguaria pela qual deu a cara. Um doce que conheceu através de um amigo, mas que logo o conquistou.

António-Pedro Vasconcelos chegou mesmo a visitar a fábrica das cavacas de Pinhel. “Não colocou a mão na massa, mas colocou um tabuleiro no forno e pintou uma cavaca”, lê-se numa publicação feita, na época, pelo Município de Pinhel.

António-Pedro Vasconcelos faleceu esta quarta-feira, aos 84 anos. Ao longo da carreira, realizou 16 longas-metragens e esteve associada ao movimento Novo Cinema.

Visitas aos utentes internados no pavilhão 1 do Hospital Sousa Martins, na Guarda, vão estar condicionadas

0

Segundo uma publicação na rede social Facebook, as visitas aos utentes internados no pavilhão 1 do Hospital Sousa Martins, na Guarda, vão estar condicionadas “por causa das obras que estão a decorrer no Pavilhão 5, no Hospital Sousa Martins, para instalação do Departamento da Saúde da Criança e da Mulher”. Assim, nos próximos dias 5, 7 e 12 de março, entre as 16h00 e as 19h00, as visitas estão condicionadas, “devido aos trabalhos de manutenção inevitáveis para a continuidade da obra em curso”.

Feira do Fumeiro, Sabores e Artesanato do Nordeste da Beira começa sexta-feira, dia 23, em Trancoso

0

Em Trancoso, ao longo dos dois próximos fins-de-semana, de 23 a 25 de fevereiro e 2 e 3 de março, vai decorrer a 20ª Feira do Fumeiro dos Sabores e Artesanato do Nordeste da Beira. Trata-se do primeiro grande certame do concelho, que é conhecido pelas feiras, e segundo Amílcar Salvador “é já uma das feiras, deste setor, mais importante na região”.

O certame vai contar com a presença dos principais produtores da região de enchidos, fumados, queijos, vinhos, mel, doçaria, azeite e artesanato local, mas conta também com muita animação, com destaque para a atuação de Ruizinho de Penacova sexta-feira (23), de Bombocas sábado (24) e Sérgio Rossi sábado 2 de março.

Paralelamente à Feira do Fumeiro, nos restaurantes da cidade de decorre uma mostra gastronómica.

No Pavilhão Multiusos de Trancoso vão estar cerca de 30 produtores. O certame abre portas na sexta feira às 17h00.

 

Foi constituída em Pinhel Rede Europeia de Cidades para Ação Climática Local

0

Treze cidades europeias formalizaram esta terça-feira, em Pinhel, a criação de uma rede para a dinamização de um projeto dedicado à ação climática a desenvolver até junho de 2025.

O projeto europeu “GREENgaged Citizens: European Network for Local Climate Action” é liderado por Pinhel, cidade que recebeu na segunda-feira e hoje o primeiro evento de um conjunto de encontros agendados até final de 2025.

Para além de Pinhel, no distrito da Guarda, integram esta Rede de Cidades Europeias localidades dos Países Baixos, Eslovénia, Espanha, Itália, França, Malta, Grécia, Eslováquia, Hungria, Bulgária, Lituânia e Letónia.

O presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, disse à agência Lusa estar “muito satisfeito” por liderar um projeto dedicado “ao tema do clima e do planeta” e também pelo facto de ter sido escolhido entre “as 23 candidaturas apresentadas à União Europeia”.

O convénio desta Rede de Cidades Europeias foi assinado esta manhã numa cerimónia que decorreu na escola sede do Agrupamento de Escolas de Pinhel e onde decorreram grande parte das iniciativas do primeiro encontro das cidades envolvidas no projeto.

“Quisemos fazer este evento que é o primeiro evento na escola porque quisemos envolver a comunidade escolar para perceber o que é que cada município está a fazer e também o que é que faz cada um dos parceiros”, salientou o autarca.

Neste projeto, Pinhel propôs debater o tema “Cidadãos Comprometidos com a Ação Climática Local”. Rui Ventura destaca a preocupação de Pinhel “em cuidar da cidade, na plantação de árvores e na seleção dos resíduos”.

O autarca evidencia que a separação dos resíduos “é um tema fundamental” e que “é necessária a sensibilização das escolas e da região”.

Este projeto será “um processo de aprendizagem para depois implementar” as boas práticas no território, realça.

Para além dos seminários e ‘workshops’ promovidos durante os dois dias do encontro das cidades, a Câmara Municipal preparou também um programa cultural que permitiu dar a conhecer o território aos parceiros.

O projeto “GREENgaged Citizens: European Network for Local Climate Action” é apoiado pelo Programa CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores e vai ser desenvolvido ao longo de 20 meses com a realização de encontros/eventos.

Depois de Pinhel, seguem-se encontros em Santiago de Compostela (Espanha) em novembro; Had-Dingli (Malta) em dezembro; Allimos (Grécia) em fevereiro de 2025; Budapest (Hungria) em abril de 2025 e Sofia (Bulgária) em junho de 2025.

O objetivo do projeto é sensibilizar a opinião pública sobre os valores da proteção ambiental, da democracia, da participação ativa, da solidariedade e da cooperação.

Fonte: Lusa

Mais 11 Figueirenses foram operados às cataratas ao abrigo da parceria entre o município e a Fundação Álvaro Carvalho

0

Um grupo de 11 pessoas do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, foi operado gratuitamente às cataratas na terça-feira no âmbito de uma parceria entre aquele município e a Fundação Álvaro Carvalho.

Em comunicado enviado à rádio, o município de Figueira de Castelo Rodrigo salientou que esta iniciativa de acesso a cirurgias às cataratas já permitiu em dois anos operar mais de uma centena e meia de figueirenses.

O protocolo “Dar Visão a Figueira de Castelo Rodrigo” resulta de uma parceria com a Fundação Álvaro Carvalho e conta com a colaboração do Centro de Saúde local.

A Câmara Municipal realçou que com esta iniciativa “continua a proporcionar aos figueirenses uma melhor qualidade de vida”.

Publicações Recentes