Início Blog

Empresa Five Bioenergy instala-se no concelho de Pinhel

0

O Município de Pinhel e a empresa espanhola Five Bioenergy anunciaram hoje a instalação, no concelho de Pinhel, da primeira central de biogás renovável a ser construída em Portugal pela Five Bioenergy.

O anúncio foi feito na sequência da reunião realizada esta segunda-feira entre o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, e o CEO da Five Bioenergy, Iñigo Asensio, a fim de ultimar alguns pormenores relacionados com a instalação deste projeto ligado às energias renováveis no concelho de Pinhel.

Para o funcionamento da futura central de biogás serão utilizados resíduos orgânicos não perigosos, provenientes sobretudo de empresários agrícolas, contribuindo para um ambiente de economia circular com benefícios para todos os intervenientes: agricultores, agentes sociais e, em última análise, toda a comunidade local.

De acordo com informação da Five Bioenergy, a central de biogás a instalar no concelho de Pinhel terá capacidade para tratar 240 mil toneladas de resíduos orgânicos por ano, estimando-se uma produção anual de 110 mil MWh de biogás.

De referir, ainda, que o projeto inclui a instalação de uma central solar fotovoltaica de 2MW para autoconsumo.

Com este investimento, que será o primeiro em Portugal, a Five Bioenergy espera contribuir para a redução de gases com efeito de estufa num total de mais de 20.000 toneladas de CO2 por ano.

Para a concretização deste projeto, a empresa espanhola, que se rege pelos princípios da sustentabilidade, proximidade e circularidade, prevê um investimento de 25 milhões de euros, bem como a criação de 15 empregos diretos e cerca de 45 empregos indiretos.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, “este novo projeto de energias renováveis representa mais um passo no sentido de atrair as indústrias mais inovadoras e com maior impacto social”. “Pinhel tem uma localização ideal para não só suprir a procura interna que será gerada por este novo combustível, como também poderá ser exportado através de diferentes plataformas logísticas”, concluiu o autarca, naturalmente agradecido à Five Bioenergy por ter escolhido Pinhel para a sua entrada em Portugal.

Já o CEO da Five Bioenergy, Iñigo Asensio, manifestou-se “grato ao Presidente da Câmara de Pinhel pelo acolhimento que deu ao projeto e por todas as comodidades que proporcionou para que a empresa escolhesse Pinhel como o seu primeiro destino em Portugal”. “O sucesso do projeto a instalar em Pinhel será também uma mais-valia para o desenvolvimento económico do concelho e da região e, seguramente, um exemplo a seguir noutros pontos de Portugal”, concluiu o responsável da Five Bioenergy.

Morreu o cineasta António-Pedro Vasconcelos, padrinho das Cavacas de Pinhel

0
Foto: CMP

Para muitos, o nome do cineasta António-Pedro Vasconcelos, passa despercebido, mas os pinhelenses não esquecem o apadrinhamento das Cavacas de Pinhel no concurso das “7 Maravilhas Doces de Portugal”, iguaria pela qual deu a cara. Um doce que conheceu através de um amigo, mas que logo o conquistou.

António-Pedro Vasconcelos chegou mesmo a visitar a fábrica das cavacas de Pinhel. “Não colocou a mão na massa, mas colocou um tabuleiro no forno e pintou uma cavaca”, lê-se numa publicação feita, na época, pelo Município de Pinhel.

António-Pedro Vasconcelos faleceu esta quarta-feira, aos 84 anos. Ao longo da carreira, realizou 16 longas-metragens e esteve associada ao movimento Novo Cinema.

Visitas aos utentes internados no pavilhão 1 do Hospital Sousa Martins, na Guarda, vão estar condicionadas

0

Segundo uma publicação na rede social Facebook, as visitas aos utentes internados no pavilhão 1 do Hospital Sousa Martins, na Guarda, vão estar condicionadas “por causa das obras que estão a decorrer no Pavilhão 5, no Hospital Sousa Martins, para instalação do Departamento da Saúde da Criança e da Mulher”. Assim, nos próximos dias 5, 7 e 12 de março, entre as 16h00 e as 19h00, as visitas estão condicionadas, “devido aos trabalhos de manutenção inevitáveis para a continuidade da obra em curso”.

Feira do Fumeiro, Sabores e Artesanato do Nordeste da Beira começa sexta-feira, dia 23, em Trancoso

0

Em Trancoso, ao longo dos dois próximos fins-de-semana, de 23 a 25 de fevereiro e 2 e 3 de março, vai decorrer a 20ª Feira do Fumeiro dos Sabores e Artesanato do Nordeste da Beira. Trata-se do primeiro grande certame do concelho, que é conhecido pelas feiras, e segundo Amílcar Salvador “é já uma das feiras, deste setor, mais importante na região”.

O certame vai contar com a presença dos principais produtores da região de enchidos, fumados, queijos, vinhos, mel, doçaria, azeite e artesanato local, mas conta também com muita animação, com destaque para a atuação de Ruizinho de Penacova sexta-feira (23), de Bombocas sábado (24) e Sérgio Rossi sábado 2 de março.

Paralelamente à Feira do Fumeiro, nos restaurantes da cidade de decorre uma mostra gastronómica.

No Pavilhão Multiusos de Trancoso vão estar cerca de 30 produtores. O certame abre portas na sexta feira às 17h00.

 

Foi constituída em Pinhel Rede Europeia de Cidades para Ação Climática Local

0

Treze cidades europeias formalizaram esta terça-feira, em Pinhel, a criação de uma rede para a dinamização de um projeto dedicado à ação climática a desenvolver até junho de 2025.

O projeto europeu “GREENgaged Citizens: European Network for Local Climate Action” é liderado por Pinhel, cidade que recebeu na segunda-feira e hoje o primeiro evento de um conjunto de encontros agendados até final de 2025.

Para além de Pinhel, no distrito da Guarda, integram esta Rede de Cidades Europeias localidades dos Países Baixos, Eslovénia, Espanha, Itália, França, Malta, Grécia, Eslováquia, Hungria, Bulgária, Lituânia e Letónia.

O presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, disse à agência Lusa estar “muito satisfeito” por liderar um projeto dedicado “ao tema do clima e do planeta” e também pelo facto de ter sido escolhido entre “as 23 candidaturas apresentadas à União Europeia”.

O convénio desta Rede de Cidades Europeias foi assinado esta manhã numa cerimónia que decorreu na escola sede do Agrupamento de Escolas de Pinhel e onde decorreram grande parte das iniciativas do primeiro encontro das cidades envolvidas no projeto.

“Quisemos fazer este evento que é o primeiro evento na escola porque quisemos envolver a comunidade escolar para perceber o que é que cada município está a fazer e também o que é que faz cada um dos parceiros”, salientou o autarca.

Neste projeto, Pinhel propôs debater o tema “Cidadãos Comprometidos com a Ação Climática Local”. Rui Ventura destaca a preocupação de Pinhel “em cuidar da cidade, na plantação de árvores e na seleção dos resíduos”.

O autarca evidencia que a separação dos resíduos “é um tema fundamental” e que “é necessária a sensibilização das escolas e da região”.

Este projeto será “um processo de aprendizagem para depois implementar” as boas práticas no território, realça.

Para além dos seminários e ‘workshops’ promovidos durante os dois dias do encontro das cidades, a Câmara Municipal preparou também um programa cultural que permitiu dar a conhecer o território aos parceiros.

O projeto “GREENgaged Citizens: European Network for Local Climate Action” é apoiado pelo Programa CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores e vai ser desenvolvido ao longo de 20 meses com a realização de encontros/eventos.

Depois de Pinhel, seguem-se encontros em Santiago de Compostela (Espanha) em novembro; Had-Dingli (Malta) em dezembro; Allimos (Grécia) em fevereiro de 2025; Budapest (Hungria) em abril de 2025 e Sofia (Bulgária) em junho de 2025.

O objetivo do projeto é sensibilizar a opinião pública sobre os valores da proteção ambiental, da democracia, da participação ativa, da solidariedade e da cooperação.

Fonte: Lusa

Mais 11 Figueirenses foram operados às cataratas ao abrigo da parceria entre o município e a Fundação Álvaro Carvalho

0

Um grupo de 11 pessoas do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, foi operado gratuitamente às cataratas na terça-feira no âmbito de uma parceria entre aquele município e a Fundação Álvaro Carvalho.

Em comunicado enviado à rádio, o município de Figueira de Castelo Rodrigo salientou que esta iniciativa de acesso a cirurgias às cataratas já permitiu em dois anos operar mais de uma centena e meia de figueirenses.

O protocolo “Dar Visão a Figueira de Castelo Rodrigo” resulta de uma parceria com a Fundação Álvaro Carvalho e conta com a colaboração do Centro de Saúde local.

A Câmara Municipal realçou que com esta iniciativa “continua a proporcionar aos figueirenses uma melhor qualidade de vida”.

Pulseira eletrónica por violência doméstica em Pinhel

0

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), no dia 14 de fevereiro, deteve um homem de 73 anos, por violência doméstica, no concelho de Pinhel.

No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda deram cumprimento a um mandado de detenção, que culminou na detenção do suspeito. No decorrer da ação foi possível apurar que a suspeito exercia de forma continuada violência física e coação psicológica contra a vítima, sua companheira de 83 anos.  

O suspeito foi presente ontem, dia 15 de fevereiro, no Tribunal Judicial de Pinhel, onde lhe foram aplicadas as medidas de coação de proibição de frequentar as proximidades da residência (atual ou futura) da vítima, nem nela permanecer, proibição de contactos com a vítima, e a proibição de se aproximar, por qualquer meio, a uma distância inferior a 250 metros, sendo estas medidas controladas por .

A violência doméstica é um crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva.

Desfile “Correr o Entrudo Figueirense” adiado para dia 18

0

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, adiou para dia 18 de fevereiro o desfile “Correr o Entrudo Figueirense”, agendado para este domingo.

A autarquia informa que após ter auscultado todas as entidades envolvidas no evento, foi decidido adiar a atividade tendo em conta as condições meteorológicas adversas previstas para o próximo domingo.

Desfile e Julgamento do Galo decorre esta noite na Guarda

0

O desfile que estava programado para a tarde de ontem, domingo, mas devido ao mau tempo, a Câmara Municipal da Guarda adiou para esta noite o espetáculo. Já a corrida “Fun Run” foi adiada para amanhã, dia 13, às 10h30. Amanhã realiza-se também o tradicional “Enterro do Entrudo”, em Famalicão da Serra.

O desfile do galo vai envolver 30 freguesias e culmina com um espetáculo satírico, que este ano será em formato de opereta, para os guardenses «expiarem todos os males» de 2023. A direção artística e texto original são de José Rui Martins, do ACERT, com produção executiva dos Gambozinos e Peobardos – Grupo de Teatro da Vela. O galo, o culpado «de tudo e por tudo», será uma criação de Rosa Martins e Bruno Miguel.

Trânsito desviado em Vilar Formoso por causa de protesto de agricultores espanhóis

0

O protesto de agricultores espanhóis perto de Fuentes de Oñoro, Espanha, está a obrigar ao desvio do trânsito na entrada e saída de Portugal pela fronteira de Vilar Formoso, distrito da Guarda, confirmou à Lusa fonte da GNR.

Os agricultores cortaram a circulação nos dois sentidos nas duas vias que unem os dois países, a autoestrada E-80 e a Nacional N-620, perto de Fuentes de Oñoro.

De acordo com a GNR da Guarda, para quem viaja de Espanha, o trânsito está a ser desviado em Ciudad Rodrigo (Espanha) em direção à fronteira de Portugal pela zona de Aldeia Velha, no concelho do Sabugal, fluindo depois para o Sabugal e a partir daí seguindo para a A23 ou A25.

Para quem quer sair de Portugal, o trânsito na A25 circula até ao nó para Almeida e é desviado por Vilar Formoso, atravessando a localidade e seguindo depois pela entrada em Espanha em Aldeia Velha.

A circulação está interrompida desde as 08h00, altura em que os agricultores bloquearam as vias com dezenas de tratores e veículos agrícolas, divulgou a agência EFE.

Os agricultores exigem melhores condições, à semelhança do que sucedeu em Portugal na semana passada e nas últimas semanas em vários países da União Europeia.

Os manifestantes asseguram que vão manter o protesto naquelas vias transfronteiriças até serem ouvidos pelas entidades.

Lusa

Publicações Recentes