18.3 C
Pinhel
19 Junho, 2021
Início Blog

“Open Day” na Piscina Municipal de Pinhel

A Piscina Municipal de Pinhel recebe, hoje , entre as 15h00 e as 17h30, o evento “Open Day”, que inclui natação livre, hidroginástica e aprendizagem de natação.

Segundo o município de Pinhel, para segurança de todos, a participação está sujeita a marcação prévia e os lugares são limitados de acordo com as regras em vigor.

A fonte refere que as atividades irão decorrer “respeitando sempre as regras preconizadas pelas autoridades de Saúde”.

“Encontros com a História” em Figueira de Castelo Rodrigo

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo promove Domingo, na aldeia histórica de Castelo Rodrigo, mais uma iniciativa dos “Encontros com a História”.

À rádio, Henrique Silva ,Vereador da cultura da autarquia figueirense explicou que é uma iniciativa que promove a história do concelho.

Esta iniciativa pretende demonstrar o que há de bom e memória através de visitas em personagens. Este domingo a visita será guiada por Zacuto.

Este Domingo, não perca a visita à Aldeia História de Castelo Rodrigo guiada por Zacuto. Zacuto era viúvo e vivia acompanhado pela única filha, Ofa, que fez herdeira de todos os bens adquiridos na terra que os acolhera. Por essa razão, começaram a chamar àquelas terras, a Serra da Moura Ofa.

Redução de 50% nas portagens das antigas SCUT avançam em julho

O Governo aprovou Quinta-feira a redução de 50% nas portagens das antigas SCUT a partir de 1 de Julho, tal como tinha sido definido pela Assembleia da República aquando da aprovação do Orçamento do Estado para 2021.

A medida institui a redução de 50% do valor das taxas de portagens em cada passagem nos lanços e sublanços das antigas Estradas Sem Custo para o Utilizador (SCUT), nomeadamente as A22-Algarve (Via do Infante), A23 – IP, A23 – Beira Interior, A24 – Interior Norte, A25 – Beiras Litoral e Alta, A28 – Norte Litoral, Concessões do Grande Porto (A41, A42) e da Costa da Prata vão ter uma redução no valor a pagar por cada passagem.

José Pedro Branquinho, coordenador da plataforma P’la Reposição das SCUT A23 e A25 estás satisfeito com esta redução de 50 % das portagens.

Está assim garantida a redução em 50 por cento para todos os veículos de combustão e de 75 por cento para os veículos elétricos e não poluentes. A redução vai também abranger a A22 (Algarve), A24 (Interior Norte), A28 (Norte Litoral) e as concessões do Grande Porto (A41, A42) e de Costa da Prata.

Concurso de vinhos da Beira Interior com 83 vinhos de 31 produtores

O 14º concurso de vinhos da região da Beira Interior, que vai decorrer na quarta-feira e na quinta-feira, na Guarda, terá a participação de 83 vinhos de 31 produtores locais.

Rodolfo Queirós anunciou que no concurso de vinhos deste ano serão entregues, para além das habituais distinções, os prémios Melhor Imagem a Concurso, Melhor Vinho a Concurso no Feminino e Melhor Imagem a Concurso no Feminino.

O concurso de vinhos dá visibilidade à região afirmou o Presidente da Comissão Vitivinícola da Beira Interior.

Irá realizar-se novamente a escolha no feminino que tem como objetivo evidenciar o papel importantíssimo que a mulher tem na nossa sociedade em geral e no setor do vinho em particular” afirmou Rodolfo Queirós.

Rodolfo Queirós adiantou à rádio que a entrega dos prémios está agendada para o dia 03 de julho, em Pinhel.

Guarda sob aviso laranja por causa das trovoadas

Foto: Google

Treze distritos do norte e centro de Portugal continental estarão sob aviso laranja este domingo, com previsão de trovoada e rajadas de vento.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), entre 12 horas e as 21 horas deste domingo, haverá maior probabilidade de trovoada nos distritos de Braga, Viana do Castelo, Bragança, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém e Portalegre. Em todos estes distritos estão previstos ainda aguaceiros, por vezes fortes e de granizo.

No continente, a temperatura máxima irá variar entre os 24 graus, na Guarda, e os 33 graus, em Santarém. A mínima vai oscilar entre os 14 graus, em Setúbal, e os 19, em Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Portalegre.

Até este domingo está a decorrer a 23ª Feira do Livro de Mêda.

A biblioteca municipal acolhe esta iniciativa que tem por objetivo incrementar hábitos de leitura e revalorizar o livro. “A Feira do Livro é uma oportunidade ímpar para ficar a par das novidades literárias, mas também para procurar antiguidades e obras únicas”, lê-se uma nota da autarquia.

Segundo a mesma nota “a celebrar os seus 23 anos, a Feira do Livro assume este ano um novo formato por conta da situação pandémica que se vive, adaptando tanto o espaço como a programação para que sejam garantidas as regras de distanciamento social”.

Quem comprar livros pode beneficiar de um desconto de 20 %.

Monumento em Homenagem aos Combatentes no Ultramar do Concelho de Pinhel inaugurado no dia de Portugal e das Comunidades

Em dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em Pinhel homenagearam-se todos os que por Portugal lutaram na guerra colonial.

Esta quinta-feira foi inaugurado o Monumento que presta homenagem aos Combatentes do Ultramar do concelho de Pinhel. “Este reconhecimento já há muito era desejado, mas por motivos diversos ainda não tinha sido concretizado”, disse Rui Ventura, presidente de Câmara de Pinhel, que acrescentou “que o local onde este memorial foi construído assume particular importância, uma vez que vai permitir que os mais novos possam conhecer mais de perto a história do país”.

António Cruz, do Núcleo de Combatentes de Pinhel, não esconde a satisfação pela concretização desde desejo antigo. “Os Militares do Ultramar já há muito ansiavam por este memorial, que tem muito significado. É um monumento simples, mas que tem um grande simbolismo”.

Presente nesta homenagem esteve a Secretária de Estado dos Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro. Na opinião da governante as homenagens aos antigos combatentes são “justas e merecidas”.

O largo da fonte nova encheu-se para prestar esta homenagem aos combatentes do ultramar. Aos que foram e não voltaram, mas também para lembrar a importância de tratar condignamente os muitos que regressaram.

Lembrar que só no ano passado foi aprovado no parlamento o estatuto do ex-combatente, que entrou em vigor a 1 de janeiro deste ano. Este estatuto traz um conjunto de reconhecimentos, direitos e apoios aos antigos combatentes ou às suas viúvas, que também foram reconhecidas neste documento.

Encontrado sem vida homem que estava desaparecido em Almendra desde sexta-feira

Foi encontrado ao fim da manhã desta quarta-feira, sem vida, o homem que estava desaparecido desde sexta-feira em Almendra, concelho de Vila Nova de Foz Côa.
Segundo fonte do Comando Territorial da GNR da Guarda o homem de 74 anos,  e que sofria de Alzheimer,  foi encontrado a cerca de 2,5 km da localidade de Almendra, numa zona de mato.

Nas buscas estiverem envolvidos elementos da GNR e dos Bombeiros.

Classic Cars Tour, promovido pelo Escape Livre, de 18 a 20 de junho

Foto: Escape Livre

De 18 a 20 de junho, o Clube Escape Livre promove o “Classic Cars Tour”, um encontro de clássicos. Centrado no Longroiva Hotel & Termal SPA, este ano a caravana do Classic Cars Tour vai percorrer seis concelhos, Trancoso, Mêda, Vila Nova de Foz Côa, Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel e Guarda. Mais uma iniciativa que rapidamente esgotou as inscrições. Segundo Luís Celíneo, presidente da colectividade,  são “50 viaturas e cerca de 100 pessoas que vão participar nesta que é a segunda edição desta iniciativa”.

O Classic Cars Tour 2021 integra duas vertentes no mesmo fim de semana. Por um lado, a componente desportiva, por outro a componente de passeio turístico. Dois percursos que se tocam, mas pensados para cumprir objetivos bastante diferentes.

As estradas beirãs voltam a receber o colorido histórico de uma caravana de automóveis com muitas estórias para contar. Um verdadeiro desfile da história automóvel em Portugal e no mundo, com autênticas jóias que orgulhosamente mostram que ainda aí estão para as curvas.  Entre etapas, os participantes terão a oportunidade de visitar a região, conhecer os seus segredos e, da mesma forma, provar as suas famosas, e deliciosas, iguarias.

Porto venceu Taça de Portugal de Andebol, em Pinhel

O FC Porto renovou o título na Taça de Portugal de andebol ao vencer o Benfica por 31-27, na final disputada em Pinhel.

Os Dragões acabaram por ser mais eficazes e vencer o troféu pela segunda vez, juntando assim a Taça ao Campeonato Nacional.

Os dragões, que se sagraram campeões nacionais apenas com vitórias, já comandavam ao intervalo (16-14) e confirmaram o seu favoritismo perante o terceiro classificado do campeonato, que nas meias-finais tinha afastado o Sporting, recordista de troféus na prova.

Magnus Andersson, treinador da equipa vencedora disse aos jornalistas que estava “naturalmente feliz” por esta vitória frente ao Benfica.

Outros do protagonista do espetáculo desportivo, Diogo Branquinho mostrou-se satisfeito com esta vitória que é dedicada a Alfredo Quintana, guarda-redes portista, falecido esta época.

O Presidente da Câmara de Pinhel, no final do jogo, disse aos jornalistas que “é para Pinhel um orgulho ter recebido a final da taça de andebol”. O autarca realçou que esta foi “também uma excelente oportunidade de promover Pinhel e o concelho”.

Publicações Recentes