9.5 C
Pinhel
19 Setembro, 2021
Início Blog

A Liga Portuguesa Contra o Cancro está a recrutar voluntários para o Peditório Nacional

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a recrutar voluntários para o Peditório Nacional, que decorre de 29 de outubro a 2 de novembro,

Para isso, lançou uma campanha com o mote “Jogue em equipa com o melhor do mundo”, em que o embaixador da iniciativa é mais uma vez o jogador Cristiano Ronaldo.

Para ser voluntário, sublinha, “não há limite de idade e é uma atividade transversal a toda a sociedade civil”.

Todos os interessados em apoiar, através da participação no Peditório Nacional, podem inscrever-se no site da LPCC.

GNR – Operação “Regresso às aulas” começa hoje

A GNR anunciou esta terça-feira que irá realizar ações de sensibilização nas escolas nacionais para transmitir conselhos de segurança.

As ações da operação “Regresso às aulas 2021” serão desenvolvidas junto dos cerca de cinco mil estabelecimentos escolares que fazem parte da área de atuação da Guarda e são dirigidas a professores, alunos e encarregados de educação.

Entre os temas que a GNR vai abordar, estão a segurança na rua e em casa e ainda a segurança rodoviária, “uma vez que o fluxo de trânsito aumenta devido ao transporte dos alunos para a escola, sendo importante alertar os condutores para a utilização dos cintos de segurança e dos sistemas de retenção para crianças”.

No que toca aos principais conselhos que dará aos jovens, a GNR destaca que devem circular para a escola, sempre que possível, acompanhados, evitando passar em locais isolados ou com pouca luz.

Aconselha ainda que memorizem nas marcações rápidas do telemóvel o número do posto da GNR local e que, à saída, esperem por um familiar ou amigo dentro da escola.

Em relação à internet, as autoridades aconselham às crianças e jovens que escolham bem os conteúdos que publicam, não deixem as palavras-passe acessíveis a terceiros e que peçam ajuda no caso de se sentirem ameaçados.

Aos pais, a GNR aconselha que “acompanhem o desenvolvimento escolar e as rotinas das crianças e que recorram às autoridades sempre que tiverem conhecimento ou suspeita de que o filho ou colegas estejam a ser vítimas de ameaças, agressões ou outro tipo de crime”.

Campanha eleitoral começa hoje. Por Pinhel, aos órgãos municipais, há três candidaturas

A campanha oficial para as eleições autárquicas, que se realizam a 26 de setembro, começa esta terça-feira. Segundo o calendário divulgado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), a campanha que agora tem início decorre até 24 de setembro, antevéspera do dia eleitoral.

Por Pinhel, aos órgãos municipais há três candidaturas. Pelo PSD, Rui Ventura, atual presidente de Câmara, recandidata-se para o 3º mandato. Ângela Guerra concorre pela segunda vez para a Assembleia Municipal.

O Partido Socialista aposta no atual vereador Francisco Alípio Fernandes para a Câmara Municipal. À assembleia Municipal Gonçalo Cruz, atual deputado municipal, é o candidato.

A CDU concorre à Câmara com António Martins. Maria Luísa Avelãs Nunes é a candidata à assembleia Municipal.

Com o início da campanha eleitoral começa também a transmissão dos Tempos de Antena. Na Elmo são emitidos às 8h00 e às 21h00.

Eleição da Rainha das Vindimas de Portugal no dia 11 de setembro em Pinhel

O Município de Pinhel recebe no próximo sábado, 11 de setembro, a eleição da Rainha das Vindimas de Portugal, uma iniciativa organizada pela AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, em parceria com a Cidade do Vinho.

Candidatam-se ao título de Rainha das Vindimas de Portugal jovens que representam municípios associados da AMPV e que já foram previamente eleitas em concursos realizados nos seus respetivos concelhos.

A Rainha das Vindimas de Portugal é um evento que se realiza anualmente, desde 2009, numa estreita colaboração com o município detentor do título de “Cidade do Vinho”. Devido à pandemia da Covid-19, este evento não se realizou em 2020.

Este concurso tem como objetivo a preservação das tradições e da cultura rural mais genuínas do povo português e a sua promoção e divulgação junto das gerações mais novas.

As jovens candidatas ao título representam municípios associados da AMPV e são eleitas em concursos organizados pelos próprios municípios, antes da sua apresentação na gala nacional.

As atividades letivas do agrupamento de escolas de Pinhel arrancam dia 17 de Setembro, sexta-feira.

Foto: Municipio de Pinhel

O regresso às aulas vai ter máscaras e testagem a garantia foi dada pelo Diretor do agrupamento de escolas de Pinhel, José Vaz.

No dizer deste responsável estão a ser tratados os últimos pormenores e os planos de contingência e regras impostas pela pandemia mantêm-se. Ao nível do isolamento de turmas, as regras serão mais flexíveis. A DGS aponta que cada situação será analisada “caso a caso”, o que não altera muito ao que já era feito.

A testagem será feita por fases, os primeiros serão os professores e pessoal não docente e posteriormente vão ser testados os alunos do Secundário e  3º Ciclo.

Dizer ainda, que o agrupamento de escolas de Pinhel tem mais 40 alunos em relação ao ano letivo 2020/2021.

As atividades letivas do agrupamento de escolas de Pinhel iniciam a 17 de setembro para as escolas do pré-escolar, ensino básico e secundário.

No que diz respeito ao calendário escolar 2021/2022, está previsto que o primeiro período termine no dia 17 de dezembro, uma sexta-feira, dando-se a interrupção das atividades letivas até ao dia 2 de janeiro, um domingo

Adega Cooperativa de Pinhel abre portas no próximo dia 15 de setembro para mais uma época de Vindimas.

A Adega Cooperativa de Pinhel abre as portas aos sócios na próxima quarta-feira, 15 de Setembro. Este ano, o Presidente da Cooperativa, Agostinho Monteiro tem boas expectativas e diz que em relação ao ano passado, a qualidade das uvas é superior.

O vírus ainda é uma realidade e como tal há regras de higiene e distanciamento a cumprir na hora de entregar as uvas.

A  Cooperativa de Pinhel abre as portas aos sócios na próxima quarta-feira, 15 de Setembro. As uvas brancas são as primeiras uvas a ser recebidas nesta época de vindimas 2021.

Almeida – Detido por violência doméstica

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), ontem, dia 24 de agosto, deteve um homem de 47 anos por violência doméstica, em Almeida.
No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda apuraram que o suspeito exercia violência física e psicológica sobre a vítima, sua esposa de 49 anos. No decorrer das diligências policiais foi dado cumprimento a um mandado de detenção.
O suspeito foi presente ao Tribunal Judicial de Almeida, ficando sujeito à medida de coação de proibição da aproximação e de contatos com a vítima por qualquer meio, bem com imposição de saída da residência.

PJ deteve homem em Vilar Formoso por incêndio florestal

A Polícia Judiciária, e o Núcleo de Proteção do Ambiente da GNR de Vilar Formoso e do Grupo de Trabalho do Norte para Redução de Ignições em Espaço Rural, identificou e deteve o presumível autor de vários crimes de incêndio florestal, ocorridos essencialmente na zona florestal envolvente da Zona Industrial de Vilar Formoso, no concelho de Almeida, o último dos quais, ao final da tarde do dia 18 do corrente mês.

Segundo o comunicado da PJ enviado à redação, “o incêndio terá sido ateado por meio de chama direta, tendo existido perigo de propagação das chamas, dada a continuidade horizontal e vertical do combustível existente no local e por se tratar de um dia classificado com o nível Laranja de alerta para o risco de incêndio”.  Diz o documento que “a pronta e muito eficaz intervenção dos bombeiros evitou maiores danos”.

O suspeito, com 62 anos, operário fabril de granitos na zona Industrial de Vilar Formoso, foi, entretanto, detido e presente a primeiro interrogatório judicial e ficou sujeito à medida de coação de prisão preventiva.

Diogo Correia e Michaël Perrottet foram os vencedores do Drift em Pinhel

Diogo Correia foi o vencedor da prova a contar para o Campeonato de Portugal de Drift, que decorreu este fim-de-semana em Pinhel. O piloto, que já em 2019 conquistou o 1º lugar no pódio na cidade de Pinhel, disse que ganhar duas vezes em Pinhel “foi muito bom”.

Esta foi a única prova que Diogo Correia fez no campeonato de Portugal. Este ano o piloto está a participar no campeonato europeu de Drift Masters, mas perante o convite endereçado pela organização “não podia deixar de aceitar participar numa prova que tem vindo a melhorar”, e que tem um “bom traçado” numa pista que “oferece segurança”.

Depois da ausência do ano passado, Rui Ventura, autarca local, disse que o Drift voltou em grande à cidade de Pinhel. “Tivemos o maior número de pilotos e o público também foi em grande número, por isso voltamos em grande, e com um balanço muito positivo”.

Balanço positivo foi também feito por Luís Celinio, presidente do Clube Escape Livre, que destacou o empenho de toda a equipa da organização para por em prática as diretrizes de última hora da DGS. “ Em 24 horas a Câmara Municipal e o seu staff conseguiu preparar todas as recomendações que a DGS exigiu para que pudéssemos realizar a prova com público. Foi tudo cumprido. Correu tudo bem”, disse.

A prova de Pinhel foi a que até ao momento registou um maior número de pilotos a participar. “Inscreveram-se 32 pilotos, mas houve duas desistências. Nas outras provas o máximo de pilotos que houve foi 22”, esclareceu o presidente da coletividade.

Michaël Perrottet, piloto suíço que veio pela segunda vez participar no Drift de Pinhel, conquistou a Taça Internacional no sábado à noite. A juntar a este prémio Michaël Perrottet levou ainda para casa o Troféu Daniel Saraiva, atribuído ao piloto com mais “fair play” ao longo da prova.

Homem detido em Cidade Rodrigo com cocaína em operação conjunta com a GNR

Um homem de 37 anos que tinha na sua posse mais de um quilo de cocaína foi detido em Cidade Rodrigo, na Espanha, durante uma operação conjunta da GNR da Guarda e da Guardia Civil.

Em comunicado hoje divulgado, a GNR refere que o homem foi detido na sexta-feira, no âmbito do acordo de cooperação transfronteiriça em matéria policial e aduaneira.

“Os militares de ambas as forças de segurança realizaram uma operação que visou o controlo e fiscalização de veículos, pessoas, mercadorias suspeitas, tráfico e consumo de estupefacientes, posse ilegal de armas, imigração ilegal e documentação falsa”, explica a GNR.

No decurso da ação, “foi abordado um homem que viajava de autocarro e que tinha na sua posse 1.100 gramas de cocaína”, acabando por ser detido pela Guardia Civil.

Na mesma operação, que envolveu sete militares da GNR e 19 militares da Guardia Civil, foram fiscalizadas 55 viaturas e 85 pessoas, com a apreensão de cinco armas de fogo.

Publicações Recentes