Início Blog

Exposição “40 minutos com uma folha preta” está patente no Agrupamento de Escolas de Pinhel

0
Passível de ser vista e apreciada pela comunidade escolar, no horário normal de funcionamento da Escola, esta exposição também pode ser vista pelo público em geral, sábados e domingos, entre as 14.00h e as 18.00h.
“40 minutos com uma folha preta” reúne trabalhos da autoria de seis artistas, seis professores do Agrupamento de Escolas de Pinhel: Adalberto Carvalho, Carlos Adaixo, Carlos Franco, Gabriel Revez, Luís Matos e Maia Caetano.
Inaugurada no dia 31 de outubro, a exposição “40 minutos com uma folha preta” pode ser vista até dia 6 de janeiro de 2023.

Beira Interior Vinhos & Sabores – Certame vai ser inaugurado pelo Presidente da República

0

De 18 a 20 de novembro, o Município de Pinhel e a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI) promovem a sétima edição do Beira Interior – Vinhos & Sabores. O evento vai ser inaugurado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, dia 18 de novembro, às 18.00h.

A par do Salão de Vinhos e Sabores, haverá provas comentadas de vinhos, degustações de produtos locais, showcookings, um seminário, uma área de restauração e, ao longo dos três dias, animação musical a condizer com o ambiente pretendido para este evento.
Integrada no programa, destaque para a realização da Gala de Encerramento do projeto Pinhel – Cidade do Vinho 2020-2022. Como é habitual e também faz parte do plano de atividades associado a este projeto, a passagem de testemunho é feita numa ocasião especial, motivo pelo qual o Município de Pinhel decidiu fazer a sua “despedida”, com contornos de Gala, naquele que é o único certame dedicado aos Vinhos e Sabores da Beira Interior (dia 19 de novembro, a partir das 20.00h).
Do programa deste fim de semana enogastronómico, destaque ainda para várias atividades paralelas como é o caso do Concurso de Vinhos “Escolha da Imprensa” (sob a orientação de Luís Lopes, Diretor da revista Vinho – Grandes Escolhas), do 6º Raid TT Vinhos da Beira Interior (promovido pelo Clube Escape Livre, de 18 a 20 de novembro) e da Maratona BTT Pinhel Cidade do Vinho 2020-2022 (iniciativa do Município de Pinhel agendada para dia 20 de novembro).

Sabugal é o concelho do distrito da Guarda com mais idosos a viverem sós ou isolados

0

Terminada a Operação Censos Sénior da GNR e contabilizados os números, o Sabugal é o concelho do distrito da Guarda onde mais idosos vivem sozinhos e/ou isolados, 851, como pode ser verificado em baixo.

Durante a operação, os militares realizaram uma série de ações que privilegiaram o contacto pessoal com as pessoas idosas em situação vulnerável, no sentido de sensibilizarem e alertarem este público-alvo para a adoção de comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto.

Na edição de 2022 da Operação “Censos Sénior”, a Guarda realizou 26 ações em sala e 202 ações porta a porta, abrangendo um total de 2701 idosos.

O Comando Territorial da Guarda sinalizou em 2022, 5243 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar em causa a sua segurança.

As sinalizações distribuem-se geograficamente, do seguinte modo:

Concelho Idosos sinalizados
Aguiar da Beira 174
Almeida 508
Celorico da Beira 248
Figueira de Castelo Rodrigo 316
Fornos de Algodres 222
Gouveia 393
Guarda 733
Manteigas 74
Mêda 159
Pinhel 402
Sabugal 851
Seia 375
Trancoso 465
Vila Nova de Foz Côa 323
TOTAL 5243

Município de Pinhel mantém valor dos impostos

0

Na última reunião de câmara, o executivo municipal aprovou as propostas referentes aos impostos a cobrar no próximo ano.

No que diz respeito à derrama, imposto aplicado às empresas, o Executivo deliberou manter a taxa de 1,5% sobre o lucro tributável sujeito e não isento de imposto sobre o rendimento das pessoas coletivas (IRC). A par disso, e tal como tem sido prática nos últimos anos, o Executivo deliberou também que ficam isentas do pagamento de derrama todas as empresas com sede social ou domicílio fiscal no concelho de Pinhel.

Relativamente ao IMI, o executivo liderado por Rui Ventura deliberou manter as taxas mínimas de IMI (0,3% para prédios urbanos e 0,8% para prédios rústicos), assim como a redução ao abrigo do IMI Familiar (o desconto é feito automaticamente e tem valor fixo: famílias com um filho dependente têm 20 euros de desconto; famílias com dois filhos dependentes têm 40 euros de desconto; famílias com três ou mais filhos dependentes têm 70 euros de desconto).

Quanto à participação variável de IRS, a deliberação do foi no sentido de manter a taxa de 5% a aplicar aos sujeitos passivos com domicílio fiscal na respetiva circunscrição territorial, relativa aos rendimentos do ano imediatamente anterior.

Aprovadas estas propostas, o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, admitiu que o caminho mais fácil, perante as dificuldades financeiras que estão a afetar a autarquia, seria aumentar os impostos municipais, nomeadamente a Derrama ou o IMI. Contudo, e tendo em conta que também as famílias estão a passar por dificuldades, é “impensável aumentar estes impostos” garantiu o autarca pinhelense.

 

Mais de 44.500 idosos que vivem sozinhos ou isolados

0

Mais de 44.500 idosos que vivem sozinhos, isolados ou em situação de vulnerabilidade, foram sinalizados pela GNR na Operação “Censos Sénior 2022”, que decorreu em outubro.

Em comunicado enviado às redações, a GNR explicou que esta operação visa garantir ações de patrulhamento e sensibilização à população mais idosa que vive sozinha e/ou isolada, alertando-a para a necessidade de adotar comportamentos de segurança, reduzindo o risco de se tornar vítima de crimes, sobretudo violência, burla e furto.

Vila Real (5.353), Guarda (5.243), Viseu (3.586), Faro (3.527), Bragança (3.411), Beja (3.346), Portalegre (2.985) e Évora (2.924) foram os distritos onde mais idosos foram sinalizados.

Durante a operação, os militares realizaram uma série de ações que privilegiaram o contacto pessoal com as pessoas idosas em situação vulnerável. No total, foram sinalizados 44.511 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade.

Na edição de 2022 da Operação “Censos Sénior”, a GNR realizou 305 ações em sala e 3.017 ações porta a porta, abrangendo um total de 26.527 idosos.

Desde 2011, ano em que foi realizada a primeira edição da Operação “Censos Sénior”, a GNR tem vindo a atualizar a sinalização geográfica, proporcionando “um apoio mais próximo” à população idosa, o que contribui para “criar um clima de maior confiança e empatia entre os idosos e os militares da GNR”, servindo a iniciativa para também aumentar o sentimento de segurança.

Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo antecipa candidaturas a bolsas de estudo e aumenta valor do apoio

0

A Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo abriu este ano mais cedo as candidaturas para a atribuição das bolsas de estudo para os estudantes que ingressaram no Ensino Superior ou em Cursos de Especialização Tecnológica no presente ano letivo. Carlos Condesso, autarca local, justifica esta antecipação com a conjuntura económica e com a necessidade de ajudar as famílias.

“Este ano, as candidaturas às bolsas de estudo foram antecipadas para o início do ano letivo e não a meio ou no fim, como em anos anteriores, permitindo aos alunos e famílias receberem este suporte financeiro mais cedo, pois sabemos o quão difícil é fazer frente às primeiras despesas inerentes à deslocação para outras localidades”, referiu o autarca.

Para além de abrir as candidaturas mais cedo, a autarquia também aumentou o valor da bolsa a ser atribuída. O apoio sofreu um aumento de 55,68 euros, (cerca de 8%), fixando-se agora nos 746,11 euros. O presidente da autarquia referiu que esta atualização de valores “é importantíssima” devido à inflação e também “porque desde a sua criação, há 11 anos, o valor nunca tinha sido alterado, sendo agora mais justo e adequado à realidade”.

Para se candidatem às bolsas de estudo, os alunos interessados têm de cumprir com alguns requisitos, nomeadamente terem sido residentes no concelho e frequentado a Escola Secundária de Figueira de Castelo Rodrigo, realizando lá o ensino secundário e ingressando no Ensino Superior, ou frequentado o 10.º e 11.º anos, no caso de ingressarem num Curso de Especialização Tecnológica. Os alunos que, sendo residentes no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, frequentaram outro estabelecimento de ensino também poderão candidatar-se a este apoio, desde que tenham frequentado uma área de estudos que não se encontrava disponível no Agrupamento de Escolas.

O período de candidaturas está aberto até dia 28 de outubro de 2022.

Câmara de Pinhel vai desligar luzes decorativas da cidade para poupar na fatura da energia

0

A Câmara de Pinhel anunciou hoje que vai desligar as luzes decorativas da cidade, tendo em conta “o aumento das despesas associadas à iluminação pública, consequência da escalada do preço da energia elétrica”.

Assim, acrescenta a autarquia, “a partir de hoje (12 de outubro), a autarquia vai desligar as luzes decorativas da cidade, considerada iluminação pública não essencial, como por exemplo as luzes que iluminam as fachadas de edifícios públicos (como a Câmara Municipal), de monumentos (como as Torres do Castelo), entre outros (como a Fonte Cibernética)”.

Na nota enviada Rui Ventura, Presidente da Câmara Municipal de Pinhel justifica esta medida “Os tempos estão muito difíceis e temos de fazer opções”, explica o autarca que sublinha, que, no seu entender, “não coloca em causa a segurança das pessoas e da cidade”.

“Para já, vamos pôr em prática esta medida e vamos ver o impacto que vai ter na conta da luz. Se não for suficiente, teremos de pensar em outras medidas, mas para já, vamos avançar com esta. Tal como nas nossas casas temos de gerir o orçamento familiar e adaptar-nos aos tempos que vivemos, também nas instituições públicas é preciso fazer essa gestão, com mais rigor ainda”, conclui o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura.

GNR vai fiscalizar veículos pesados de mercadorias e passageiros

0

A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia esta segunda-feira uma operação de fiscalização direcionada para veículos pesados de mercadorias e passageiros, com o objetivo de melhorar a segurança rodoviária, a concorrência e as condições de trabalho.

A GNR adianta, em comunicado, que a operação “RoadPol – ECR Truck & Bus”, que se estende até domingo, é uma ação de fiscalização “seletiva de transportes rodoviários de mercadorias e de passageiros”, orientada para as vias mais críticas de todo o país e onde se verifique um maior volume de tráfego deste tipo de veículos.

Com esta ação, a GNR pretende igualmente “sensibilizar a sociedade, em especial os operadores económicos que se dedicam ao transporte rodoviário de mercadorias e passageiros, para a importância da adoção de comportamentos mais seguros por parte dos seus condutores profissionais, tendo em vista a promoção da segurança rodoviária e a salvaguarda de vidas humanas”.

O Euro Contrôle Route (ECR) é um grupo Europeu de Inspeção de Transportes, que tem por objetivo melhorar a segurança rodoviária e a sustentabilidade, a concorrência leal e as condições de trabalho no transporte rodoviário.

Por sua vez, a RoadPol é uma organização que foi estabelecida pelas polícias de trânsito da Europa, com a finalidade de melhorar a segurança rodoviária e o cumprimento das normas rodoviárias.

Pensionistas da Segurança Social recebem hoje meia-pensão

0

Os reformados da Segurança Social recebem, esta segunda-feira, o complemento excecional criado para mitigar o impacto da inflação, que corresponde a metade do valor da sua pensão. Os beneficiários são quem recebe pensões de velhice, invalidez e sobrevivência.

O complemento será pago por transferência bancária no mesmo dia do pagamento das pensões que no caso da Segurança Social é dia 10 e na Caixa Geral de Aposentações (CGA) é dia 19. O complemento excecional a pensionistas terá um valor correspondente a metade de um mês da respetiva pensão.

A Associação Territórios do Côa vai realizar novamente o “Côa Criativo”.

0

O objetivo perdura ao longo das suas várias edições, “promover o espírito empreendedor, a criatividade e a inovação dos agentes da região de influência da associação” disse à rádio a coordenadora da Associação Territórios do Côa Dulcineia Moura.

O arranque da iniciativa será no dia 21 de outubro, sexta-feira, em Trancoso, com uma conferência sobre “A criatividade na comunicação dos territórios – Como gerar valor aos destinos”.

Nos dias 24 e 25 de Outubro (segunda e terça-feira), em Vilar Formoso, decorrerá o workshop intensivo de técnicas de comunicação “ A técnica do improviso em três grandes pilares: ouvir, aceitar e valorizar”.

Segundo Dulcineia Moura, o workshop pretende “reforçar competências para actuais professores (com ou sem experiência) a adquirir, melhorar ou aprofundar os seus conhecimentos e competências nas áreas da comunicação, storytelling, adaptação ao público alvo e contorno de obstáculos”.

Dulcineia Moura, à rádio contou que “o entusiasmo é grande para a associação” e afirma que “estão convictos de que o tema interessa às comunidades locais do território”.

Os(as) interessados(as) devem inscrever-se através do preenchimento dos formulários próprios (disponíveis no site valedocoa.pt), ou através do contacto por e-mail: territoriosdocoa@gmail.com.

Publicações Recentes