Início Blog

Câmara de Pinhel aprovou orçamento de 24,5 milhões de euros para 2024

0

Na reunião de câmara desta segunda-feira, o Executivo Municipal de Pinhel aprovou o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2024.

Ao apresentar os documentos aos vereadores, o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, começou por dizer que “este orçamento é o mais baixo dos últimos anos”, acrescentando que é também “o mais rigoroso possível”.

Ainda assim, são vários os projetos estruturantes que integram as Grandes Opções para 2024 e que ficam apenas a aguardar oportunidade de candidatura aos programas comunitários que venham a surgir.

Rui Ventura sublinhou a importância de alguns investimentos, nomeadamente a aquisição de autocarros elétricos que permitam ao Município assegurar os transportes escolares, assim como a Estratégia Local de Habitação que prevê a aquisição e recuperação de edifícios a custos controlados para arrendamento. Ao todo, a autarquia prevê ficar com 49 fogos / habitações, num investimento que ronda os 5 milhões de euros.

Quanto aos eventos, o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel disse que 2024 será marcado pelo regresso da Feira Medieval, mantendo-se os restantes “grandes eventos” que, ainda assim, serão realizados com alguma contenção, nomeadamente em termos logísticos.

Apresentadas e discutidas as Grandes Opções que estiveram na base da elaboração do Orçamento para 2024, na ordem dos 24,5 milhões de euros, o documento foi aprovado por maioria pelo Executivo Municipal, devendo agora ser sujeito a análise e votação por parte da Assembleia Municipal de Pinhel.

Rádio Elmo com CM Pinhel

Câmara de Mêda já apresentou nova Área de Acolhimento Empresarial

0

A câmara de Mêda apresentou, no fim-de-semana, no âmbito da Expo Mêda, a Área de Acolhimento Empresarial – Mêda Park. Um projeto com 16 hectares de terreno totalmente infraestruturado e um total de área de construção que ronda os 65 mil e 500 m2 e próximo das principais artérias de deslocação do concelho, através da EN331, via com ligação ao IP2.

Este é um projeto que já vinha do mandato anterior, de Anselmo Sousa, mas pela “importância que representa para o concelho” João Mourato, atual presidente de câmara, disse que “não poderia deixar de lhe dar seguimento”.

César Figueiredo, Vice-Presidente da autarquia de considera que “o Mêda Park é um projeto estruturante para o concelho, sendo oportunidade para todos os empreendedores da Mêda, para todos os que querem investir na Mêda”. O autarca diz acreditar que “o investimento e a criação de riqueza vão atrair serviços e que não se vai voltar a ouvir falar em falta de educação, de justiça e de saúde. Porque se nós crescermos esses serviços mantêm-se”, afirmou.

Já Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, considerou que esta Área de Acolhimento Empresarial vai estimular a ambição dos empresários medenses.

Juntamente com o Mêda Park foi anunciada a criação de duas estruturas de apoio aos empresários. O Mêda Investe, “uma estrutura adjacente ao Mêda Park que tem como objetivos receber os potenciais empresários que revelem vontade de se instalar no Mêda Park, viabilizando todas as informações necessárias, apoiar os empreendedores, potenciais e já instalados, prestar serviços de consultadoria, formação, orçamentação e fornecer condições para a apresentação de projetos e organização de reuniões e meetings” e o Mêda Connect, “ um o gabinete que presta os serviços de ligação aos diversos empreendedores, nacionais e estrangeiros, apoiando-os na deteção de oportunidades de negócio, apoio ao recrutamento, apoio comercial, apoio logístico ou apoio a presenças em feiras e eventos da especialidade”. A ministra falou num “triangulo com diferentes dimensões que é uma mais valia para os empresários”.

Nesta primeira fase o Mêda Park tem capacidade para 10 + 6 lotes, mas a autarquia tem já pensadas mais duas fases , de forma a alargar a Área de Acolhimento Empresarial até um máximo de 23 lotes.

“Censos Sénior” – Guarda é o distrito que tem mais idosos a viver sós ou isolados

0

A Guarda Nacional Republicana (GNR) sinalizou 44.114 idosos a viver sozinhos ou isolados em todo o país, em outubro de 2023, menos 411 do que na operação “Censos Sénior” realizada em 2022.

Em comunicado, a GNR adianta que o maior número de idosos identificados a viver sozinhos ou isolados foi no distrito da Guarda (5.477), seguido de Vila Real (5.360), Viseu (3.528), Faro (3.513), Bragança (3.347) e Beja (3.230). Em Lisboa foram identificados 1.118idosos a viver sozinhos e isolados e no Porto 826.

A GNR explica que durante o mês de outubro de 2023, em todo o território nacional, realizou mais uma edição da Operação “Censos Sénior” no âmbito do policiamento comunitário, que visa garantir um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa, com o objetivo de sensibilizar para comportamentos de autoproteção de segurança e reforçar o sentimento de segurança.

“Durante a operação, os militares realizaram uma série de ações que privilegiaram o contacto pessoal com as pessoas idosas em situação vulnerável, no sentido de sensibilizarem e alertarem este público-alvo para a adoção de comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto”, lê-se no documento.

De acordo com a GNR, na edição de 2023 da Operação “Censos Sénior”, foram realizadas 304 ações em sala e 2.651 ações porta a porta, abrangendo um total de 24. 978 idosos.

Desde 2011, ano em que foi realizada a primeira edição da Operação “Censos Sénior”, a Guarda tem vindo a atualizar a sinalização geográfica, “proporcionando assim um apoio mais próximo à nossa população idosa, o que certamente contribui, por um lado, para a criação de um clima de maior confiança e de empatia entre os idosos e os militares da GNR e, por outro, para o aumento do seu sentimento de segurança”, assinala a força de segurança.

“Beira Interior – Vinhos e Sabores” nos dias 17,18 e 19 de novembro, em Pinhel

0

Os vinhos e os produtos da beira interior voltam a juntar-se, no Centro Logístico em Pinhel, em mais um certame “Beira Interior – Vinhos e Sabores”. Como em edições anteriores, o certame organizado pela Câmara de Pinhel e pela CVRBI, vai decorrer no 3º fim de semana de novembro, este ano nos dias 17,18 e 19 de novembro. Outra semelhança com edições anteriores é o número de expositores que deve rondar os 50, “um número que até pode vir a aumentar em próximas edições”, segundo Rui Ventura, presidente de câmara de Pinhel. “O objetivo do “Beira Interior Vinhos & Sabores” é promover a nossa região e os produtos de excelência aqui produzidos”, disse ainda o autarca pinhelense.

Rodolfo Queirós, presidente da CVRBI, disse aos jornalistas que “está com boas expectativas” destacou a realização do seminário dedicado à comercialização dos vinhos, afirmando que «os produtores da região têm que ter mais presença nas grandes superfícies, nos restaurantes e nas lojas especializadas para chegar a cada vez mais gente».

Já Manuel Almeida Garret disse que “este tipo de iniciativas contribuem para a afirmação da região, tanto no setor dos vinhos como nos produtos e da gastronomia local”.

O Beira Interior – Vinhos & Sabores é um certame dedicado aos Vinhos e Sabores da Beira Interior, área que abrange 20 concelhos dos distritos da Guarda e de Castelo Branco, e conta com um programa recheado que inclui um seminário, que este ano vai decorrer na tarde de sábado, provas de vinhos, um concurso de vinhos, showcookings e animação musical.

A primeira edição remonta a 2015 e, desde então, o evento realiza-se anualmente no terceiro fim de semana de novembro. Este ano será nos dias 17, 18 e 19.

Câmara de Pinhel já tem luz verde do Tribunal de Contas para comprar instalações da antiga fábrica de calçado Rhode

0

Depois de vários meses, o Tribunal de contas já deu parecer positivo à compra das instalações da antiga fábrica de calçado Rhode, atualmente denominado por Centro Logístico. O anúncio foi feito esta quinta-feira, na  Reunião de Câmara, por Daniela Capelo, Vice-Presidente da autarquia, antes do período da ordem do dia onde disse ter sido “um processo difícil, tendo em conta as múltiplas e minuciosas exigências do Tribunal de Contas, ao longo de vários meses, mas finalmente obtivemos o visto necessário para dar seguimento à aquisição destas instalações que são fundamentais para a realização dos eventos promovidos pelo Município de Pinhel, mas também para armazenar veículos e outros bens e materiais”.

“É de facto um equipamento sem igual no concelho e, como tal, ficamos naturalmente satisfeitos por poder avançar para a concretização deste objetivo”, concluiu a Vice-Presidente.

Torneio de Andebol Scandibérico de regresso à região de 2 a 4 de novembro

0

De 2 a 4 de novembro, os concelhos de Pinhel, Mêda, Almeida e Figueira de Castelo Rodrigo vão ser o palco do torneio de andebol Scandibérico. Este ano, a prova conta com as seleções de Juniores Masculinos dos 4 países que habitualmente fazem parte da competição, Portugal, Espanha, Noruega e Suécia e é organizada pela Federação de Andebol de Portugal, com a colaboração da Associação de Andebol da Guarda e o apoio dos 4 municípios.

Joaquim Escada, em representação da Federação de Andebol de Portugal, esta segunda-feira, na apresentação da competição, agradeceu o empenho dos municípios na concretização deste torneio internacional mas, sobretudo, no desenvolvimento de um projeto sustentado de promoção do Andebol nestes territórios do Interior, com tanto para partilhar. Aliás, antes mesmo da conversa com os jornalistas, os parceiros estiveram reunidos para fazer alguns balanços e, mais ainda, para “definir atividades e desafios a realizar nos próximos tempos”, explicou Joaquim Escada.

Também o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, sublinhou a importância desta parceria que, no início de novembro, vai trazer à região jovens atletas das Seleções de Andebol de Portugal, Espanha, Suécia e Noruega.

À semelhança do que tem sido hábito, espera-se que esta presença seja motivo de atração de público e, também, um incentivo à prática de Andebol. Aliás, precisamente com esse propósito, alguns dos jogos vão realizar-se à tarde, de modo a permitir que os alunos assistam à competição.

Em suma, “estes eventos surgem com estes dois grandes objetivos que são a promoção da modalidade e a dinamização dos territórios”, concluiu o autarca pinhelense, agradecendo a presença de todos – colegas autarcas, técnicos de desporto dos municípios envolvidos e comunicação social.

A todos, e nomeadamente às gentes do concelho e da região ficou também o convite para assistirem a esta edição do Torneio de Andebol Scandibérico cujos jogos terão lugar em Almeida e Figueira de Castelo Rodrigo (2 de novembro), na Mêda (3 de novembro) e em Pinhel (4 de novembro).

 

Calendário de Jogos:

2 de novembro (quinta-feira)

15.00h: Espanha vs Noruega (Pavilhão Municipal de Almeida)

21.00h: Portugal vs Suécia (Pavilhão dos Desportos de Figueira de Castelo Rodrigo)

3 de novembro(sexta-feira)

15.00h: Espanha vs Suécia (Pavilhão Municipal de Mêda)

21.00h: Noruega vs Portugal (Pavilhão Municipal de Mêda)

4 de novembro (sábado)

15.00h: Suécia vs Noruega (Pavilhão Multiusos de Pinhel)

17.00h: Portugal vs Espanha (Pavilhão Multiusos de Pinhel)

Homem de 25 anos em prisão preventiva por incêndio em habitação, em Figueira de Castelo Rodrigo.

0

Um homem de 25 anos foi detido pela Polícia Judiciária por ser suspeito de ter incendiado uma habitação na área de Figueira de Castelo Rodrigo.

Em comunicado, a PJ explicou que “por motivos ainda não concretamente apurados, o suspeito, através de chama direta, incendiou a residência que utilizava, propriedade de familiares”, no final da tarde do dia 09.

De acordo com a PJ, “o fogo rapidamente se propagou e só não teve piores consequências pela ação rápida dos Bombeiros, impedindo que atingisse as habitações vizinhas”.

Presente às competentes autoridades judiciárias foi-lhe decretada a prisão preventiva.

Mau tempo – Proteção Civil avisa para possíveis inundações

0

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população face às previsões de mau tempo para os próximos dias, alertando para a possibilidade de inundações urbanas, cheias e deslizamentos de terras.

No aviso, a ANEPC pede a “adoção de comportamentos adequados” para prevenir consequências do mau tempo, nomeadamente a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas, fixação de estruturas soltas, cuidado na circulação junto a árvores, pela possibilidade de queda de ramos devido ao vento, evitar circular junto à orla costeira e zonas ribeirinhas, não praticar atividades relacionadas com o mar, adotar uma condução defensiva e não atravessar zonas inundadas. .

Catorze dos 18 distritos de Portugal Continental vão estar sob aviso amarelo devido às previsões de chuva e vento a partir da meia-noite de segunda-feira, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Num comunicado divulgado este domingo, o IPMA também colocou sob aviso amarelo devido à possibilidade de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, os distritos de Vila Real, Viana do Castelo e Braga entre as 12h00 e as 18h00 de segunda-feira.

Município de Pinhel avança com projeto de Compostagem Doméstica

0

Em meados de outubro, o Município de Pinhel vai dar início à implementação do programa de Compostagem Doméstica – Projeto, RecolhaBio, com o objetivo de promover e incentivar a transformação dos resíduos orgânicos num composto rico em nutrientes,100% natural, lê-se numa nota enviada à rádio.

Segundo o documento, os munícipes interessados em integrar o projeto deverão contactar o Gabinete de Ambiente do Município de Pinhel e preencher uma ficha de inscrição que lhes permitirá receber um compostor doméstico, com 220 litros de capacidade. Este compostor deverá ser acondicionado em zonas exteriores de cada habitação ou assente diretamente no solo, quer seja quintal, jardim ou horta. Juntamente com o equipamento receberão um “Guia de Compostagem”, para melhor compreensão de todo o processo que culmina com a vantagem de produzir um adubo orgânico a custo zero que poderá ser utilizado em plantas, hortas ou jardins, aumentando a absorção de nutrientes pelo solo e reduzindo o uso de fertilizantes químicos.

“Além da valorização de recursos na origem, este programa pretende reduzir a quantidade de resíduos recolhida e depositada em aterro, aumentar o combate ao desperdício, fomentar a participação das populações em soluções de sustentabilidade financeira e ambiental, e gerar benefícios individuais para os utilizadores das práticas de compostagem doméstica”, salienta a autarquia Pinhelense.

Compostar, outra forma de Reciclar!

É este o lema e o desafio do Projeto RecolhaBio que surge na sequência de uma candidatura do Município de Pinhel ao Fundo Ambiental e que prevê a distribuição de 1075 compostores a munícipes que pretendam fazer Compostagem Doméstica e que reúnam os requisitos de alojamento incluído na tipologia de moradia com espaço exterior, quintal ou jardim.

Combustíveis mais baratos esta semana

0

A semana arranca com uma nova descida nos preços dos combustíveis.

O litro de gasolina simples 95 deverá ficar 2,5 cêntimos mais barato, enquanto o gasóleo desce dois cêntimos por litro.

Nesta segunda semana de descida de preços, a gasolina simples de 95 octanas deverá passar a custar, em média, 1,773 euros por litro de gasolina simples 95 e o gasóleo simples 1,724 euros por litro.

Publicações Recentes