Início Blog

Pinhel – Detido por incêndio florestal

0
O Comando Territorial da Guarda, através do Posto Territorial de Pinhel, no dia 28 de março, deteve um homem de 68 anos, por incêndio florestal, no concelho de Pinhel.
No âmbito de uma denúncia por incêndio florestal, os militares da Guarda deslocaram-se ao local, onde apuraram que o incêndio teve origem de forma negligente, quando o suspeito procedia a uma queima autorizada de sobrantes agrícolas, tendo-se descontrolado, provocando um incêndio que consumiu 0,30 hectares de área ardida.
O detido foi constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Pinhel.
Esta ação contou com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Pinhel.
A proteção de pessoas e bens, no âmbito dos incêndios rurais, continua a assumir-se como uma das prioridades da GNR, sustentada numa atuação preventiva e num esforço de patrulhamento nas áreas florestais.
A GNR relembra:
• As queimas e queimadas são das principais causas de incêndios em Portugal;
• Em qualquer altura do ano é proibido queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração florestal ou agrícola bem como efetuar queimadas sem pedir autorização ou fazer a devida comunicação prévia;
• Para evitar acidentes, siga as regras de segurança, esteja sempre acompanhado e leve consigo o telemóvel.

Faleceu António José Baraças.

0

O empresário Pinhelense António José Baraças, de 76 anos, faleceu hoje.
António José Baraças, conhecido por cá como Sr. António, era uma pessoa dinâmica, empreendedora, e cheio de sonhos. Um dos seus sonhos foi a Rádio Elmo, projeto que muito acarinhou e do qual se orgulhava.

António José Baraças é natural da Freguesia de Manigoto, onde nasceu a 22 de setembro de 1946, tendo residido grande parte da sua vida na Freguesia de Souropires, de onde é natural a sua esposa.

Foi um dos fundadores e principal impulsionador do grupo Baraças Irmãos Unidos, grupo económico ligado à, construção civil, atividade agrícola, hotelaria, restauração e comunicação.

Foi Presidente da Junta de Freguesia de Souropires entre 1975 e 2013 (38 anos), tendo-lhe sido atribuída a Medalha Municipal de Mérito, no dia 25 de agosto de 2013.

Dinâmico, empreendedor e acérrimo defensor da sua terra, as marcas que deixou no nosso concelho continuarão a perdurar no tempo e a sua memória continuará viva entre todos.

Hoje estamos de luto. Partiu o nosso timoneiro.

Até Sempre Sr. António!

 

Município de Figueira de Castelo Rodrigo incentiva plantação de amendoeiras

0

O município de Figueira de Castelo Rodrigo está a atribuir apoios aos agricultores que invistam e plantem amendoeiras, para “fortalecer o seu maior cartaz turístico” e fomentar o aparecimento de produtos com amêndoa.

“Reconhecendo a importância da amendoeira para fortalecer o seu maior cartaz turístico, e também para o fomento da criação de produtos à base da amêndoa, a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo tem em vigor apoios para os agricultores que invistam e plantem amendoeiras”, referiu a autarquia, em comunicado hoje enviado à Redação.

Segundo a nota, a comparticipação para a plantação de amendoeiras é de 2,5 euros por cada pé plantado, “podendo cada agricultor receber até 1.000 euros, o equivalente à plantação de 400 novas amendoeiras, desde que não tenha usufruído deste apoio anteriormente”.

“O objetivo deste apoio é renovar as paisagens e aumentar o número de amendoeiras, que entre fevereiro e março pintam este território com tons branco e rosa, anunciando a primavera”, justificou a autarquia presidida por Carlos Condesso.

Combustíveis mais caros esta semana

0

A semana arranca com mais uma subida no preço dos combustíveis.

Segundo as previsões, o litro de gasóleo simples, o combustível mais usado em Portugal, vai custar mais 3,5 cêntimos e o de gasolina simples um cêntimo. No entanto, estes preços podem sofrer ainda alterações tendo em conta que a redução da carga fiscal este mês será menor do que em fevereiro.

A confirmarem-se estas subidas, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,556 euros por litro de gasóleo simples e 1,678 euros por litro de gasolina simples 95.

Na noite de sexta-feira, o Governo reviu a redução da carga fiscal, que passará a ser de 34 cêntimos por litro de gasóleo e de gasolina. A carga fiscal, em fevereiro, era de 35,9 cêntimos por litro de gasóleo e 34,8 cêntimos por litro de gasolina.

Com os novos dados das Finanças, os valores apontados pelo setor terão de ser revistos em alta. O ministério liderado por Fernando Medina justifica a redução nos descontos no ISP na gasolina e no gasóleo com “a evolução dos preços dos combustíveis verificada nas últimas semanas”.

Chuva vai fazer-nos companhia nos próximos dias

0

Os próximos dias serão de chuva na grande maioria do território nacional, segundo dão conta as mais recentes previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Esta segunda-feira, a chuva vai cair em todo o país (incluindo nos arquipélagos). Em causa está uma tendência que deverá manter-se na terça-feira, ainda que possa dar tréguas em alguns distritos, como Castelo Branco, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Sines e, também, no Porto Santo.

Quanto a temperaturas, as mínimas poderão chegar aos 1ºC na Guarda (abaixo do que se registou este domingo), com máximas previstas de 9ºC para aquele que se apresenta, nestes dias, como o distrito mais frio do país. Em Lisboa, Porto e Faro, os termómetros poderão descer até aos 10ºC.

Na terça-feira, a mínima chegará até aos 0ºC na Guarda, com Lisboa a ficar-se pelos 9ºC e Porto e Faro pelos 11ºC.

No que toca a temperaturas máximas, os valores vão começar a subir nos próximos dias, com valores que vão chegar, na terça-feira, aos 20ºC em Santarém e aos 23ºC no arquipélago da Madeira. Nos Açores fica-se entre os 17ºC e os 19ºC (com mínimas entre 12ºC e 15ºC).

GNR fiscaliza uso de cintos de segurança

0

A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia esta segunda-feira uma operação de fiscalização direcionada à utilização do cinto de segurança e sistemas de retenção de crianças em todo o território, informou a guarda.

A GNR adianta em comunicado que a operação “RoadPol — Dispositivos de segurança”, que se estende até domingo, visa melhorar a segurança rodoviária e o cumprimento das normas rodoviárias.

Em 2022, segundo a guarda, foram verificadas 20.292 infrações por falta ou uso incorreto de cintos de segurança e sistemas de retenção de crianças.

Assembleia Municipal de Pinhel aprovou, por unanimidade, moção em defesa da saúde no concelho

0

A Assembleia Municipal de Pinhel aprovou por unanimidade uma moção que pretende ser um alerta para o estado da Saúde em Portugal e, em particular, no concelho de Pinhel, onde é dito que “o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde se encontra fragilizado e em sérios riscos de comprometimento”.

A moção foi apresentada pela bancada do PSD, mas foi subscrita por todos os elementos da assembleia municipal. O documento, que denuncia a falta de enfermeiros no Serviço de Atendimento Permanente (SAP) onde deveriam estar colocados 6 profissionais, de momento apenas tem 2, aponta para a necessidade de “reorganizar o sistema de saúde” e para o “aperfeiçoamento do novo modelo de financiamento dos cuidados de saúde primários”.

Perante a situação, a Assembleia Municipal, que é presidida por Ângela Guerra, aprovou a moção onde manifesta “a sua posição de frontal recusa de todo este processo de encerramento e ‘esvaziamento’ dos Serviços de Atendimento Permanente, que considera ter como única finalidade a destruição do Serviço Nacional de Saúde por razões ideológicas e opção política”.

O órgão autárquico também exige “a sua participação em todos os processos, ou decisões que digam respeito à organização e funcionamento dos serviços de saúde que servem a população do concelho de Pinhel” e mostra-se disponível para “organizar e/ou participar em ações de protesto, ou outras que sejam consideradas adequadas à defesa dos interesses dos cidadãos, nomeadamente, o pedido de audiência urgente ao ministro da Saúde, caso se venha a revelar de interesse”.

A Assembleia Municipal apela, ainda, aos utentes, aos profissionais de saúde, às suas estruturas representativas e à população em geral, “para que intensifiquem a luta em defesa do Serviço Nacional de Saúde, contra o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde de Pinhel”.

Distrito da Guarda vai ter mais seis Unidades de Cuidados na Comunidade

0

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda vai apresentar publicamente, esta quarta-feira, 1 de março, as novas Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC) que irão funcionar em seis concelhos do distrito da Guarda.

Segundo comunicado de imprensa da ULS da Guarda, as Unidades de Cuidados na Comunidade são unidades funcionais dos Agrupamentos de Centros de Saúde “únicas e insubstituíveis nos cuidados de proximidade às pessoas, grupos e comunidades mais vulneráveis”.

Desta forma, e tendo como objetivo “a manutenção de cuidados de saúde a cada utente”, a ULS da Guarda constituiu mais seis UCC que vão prestar cuidados de saúde nos concelhos de Almeida, Guarda, Mêda, Pinhel, Sabugal e Trancoso.

A apresentação pública das novas Unidades está agendada para a próxima quarta-feira, dia 1 de março, pelas 10h30 no Auditório Dr. Lopo de Carvalho.

Distrito sob aviso amarelo por causa do frio

0

Dezassete dos 18 distritos de Portugal continental estão a partir desta terça-feira e até quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de tempo frio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Bragança, Viseu, Évora, Porto, Guarda, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga vão estar sob aviso até às 10h00 de quinta-feira devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima.

O IPMA prevê para hoje no continente tempo frio com céu pouco nublado ou limpo e vento fraco a moderado do quadrante leste, rodando para o quadrante norte a partir da tarde, e sendo por vezes forte nas terras altas.

A previsão aponta ainda para formação de geada, em especial no interior Norte e Centro, acentuado arrefecimento noturno e pequena descida de temperatura, sendo mais significativa da mínima.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os -3 graus Celsius (em Bragança) e os 11 (em Faro) e as máximas entre os 10 graus (na Guarda) e os 20 (em Faro).

Rui Ventura é o novo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Pinhel

0

“Não fazia parte dos meu planos ser provedor da Santa Casa da Misericórdia de Pinhel, mas um pedido do meu pai nos últimos dias de vida, fez com que os planos de futuro passassem a incluir esta missão”. Foi assim que Rui Ventura, novo provedor da Misericórdia de Pinhel, eleito a 28 de dezembro, começou por se dirigir aos presentes na tomada de posse. No sábado, o também presidente de câmara de Pinhel, falou na “responsabilidade e espírito de missão” que vão nortear os próximos quatro anos, onde vai procurar tirar partido dos fundos comunitários para “afirmar e reforçar as valências” da instituição, creche, jardim de infância, serviço domiciliário, cuidados continuados e lar.

“Estou determinado em ampliar o Lar de Santo António, mas também a Unidade de Cuidados Continuados, que hoje é uma unidade de referência, e como tal temos que a ampliar. Há hoje no PRR fundos disponíveis, por isso vamos trabalhar nesse sentido”, afirmou Rui Ventura.

Ainda na vertente mais direcionada para a saúde, o novo provedor revela que já encetou alguns contactos para que Pinhel, através da Santa Casa da Misericórdia, possa ter um Hospital Privado. “O plano é ambicioso? É. Mas vamos trabalhar para o conseguir”, garantiu.

Mas nem só de coisas novas se faz este projeto. “A Capela da Misericórdia, Monumento Nacional, precisa urgentemente de ser intervencionada”. Segundo Rui Ventura está prevista para breve uma visita da Direção Geral da Cultura, da qual se espera que possa haver novidades para a recuperação do edifício.

Novos Órgãos Sociais SCMP 2023-2026

Publicações Recentes