Início Todos os Artigos Última Hora SAP de Pinhel encerrado esta noite por falta de médicos

SAP de Pinhel encerrado esta noite por falta de médicos

319
0

Esta noite, entre as 8 da noite de hoje (quinta-feira), e as 8 da manhã de amanhã (sexta-feira), o serviço de atendimento permanente, SAP, do Centro de Saúde de Pinhel, vai estar encerrado porque não há médicos para assegurar o serviço. Ana Rita, Coordenadora do Centro de Saúde de denúncia a falta de médicos, e afirma que não tem alternativa senão fechar quando não há médicos para assegurar o funcionamento do serviço. “Como sabem perdemos dois médicos este ano, um por reforma e outro por rescisão de contrato. Já reportamos a situação à ULS Guarda que têm noção da gravidade. Mas, abriu concurso de médicos este mês, e não abriram vagas para o centro de saúde de Pinhel, nem para nenhum outro do distrito exceto 3 vagas na Guarda. Nós somos poucos, não conseguimos manter a escala de SAP e a única alternativa que temos é o encerramento do serviço nos períodos que não conseguimos manter”, disse a médica à Elmo.

O serviço de empresa também não consegue dar resposta, nestes meses de verão. “Este mês pedimos apenas 4 dias de serviço, e não foram assegurados”, refere Ana Rita.

Esta é uma situação que preocupa Ana Rita, que admite que esta seja uma situação que pode voltar a repetir-se. “Se pode voltar a repetir-se? Pode! É uma situação que nos preocupa, mas não depende de nós. Da nossa parte, faremos tudo para garantir o serviço aberto, o máximo tempo possível”, acrescenta.

Lembramos que, já este mês a autarquia liderada por Rui Ventura enviou uma missiva à ULS e à Ministra da Saúde a reportar a falta de médicos e a demonstrar preocupação pela carência já sentida neste momento, e a alertar para o agravar da situação no próximo ano com o impedimento de exercício de funções de 3 médicos que atingem o limite de idade para poderem trabalhar.

Como o SAP vai estar de portas fechadas esta noite, em caso de necessidade, os utentes devem dirigir-se ao serviço de urgência da uls da Guarda.