Início Todos os Artigos Atualidade Saiba quais foram as medidas aliviadas no âmbito da pandemia. Governo prevê...

Saiba quais foram as medidas aliviadas no âmbito da pandemia. Governo prevê regresso à normalidade dentro de cinco semanas

44

O Governo prevê que poderá levantar todas as restrições no âmbito da pandemia da Covid-19 dentro de cerca de cinco semanas.

Em conferência de imprensa de atualização das medidas de contenção da pandemia, esta quinta-feira, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, revelou o prazo avançado pelos peritos para um possível regresso de Portugal à normalidade.

O teletrabalho deixa de ser recomendado e só os casos positivos é que têm obrigatoriedade de ficar em isolamento, os contactos considerados de alto risco deixar de ter de ficar em isolamento.

O Governo decidiu ainda acabar com a apresentação de certificado digital, salvo no controlo de fronteiras.

O teste negativo também deixa de ser exigido para acesso a grandes eventos, recintos desportivos, bares e discotecas, permanecendo a ser necessário para visita a lares e unidades de saúde, salvo tenha certificado de recuperação ou dose de reforço da vacina.

Termina também a limitação de clientes no interior de espaços comerciais.

O uso da máscara não sofre alteração, continuar a ser obrigatório nos locais onde atualmente ainda é exigido, nomeadamente, nas salas de aula, nas salas de espetáculo ou nos recintos desportivos ao ar livre.

O alívio das medidas só entra em vigor depois de ser aprovadas pelo Presidente da República.