Início Todos os Artigos Atualidade Município de Pinhel tem condições para acolher 50 refugiados

Município de Pinhel tem condições para acolher 50 refugiados

40

“Consciente do agravar da situação na Ucrânia e do aumento exponencial do número de pessoas que se veem obrigadas a sair do país, deixando tudo para trás, o Município de Pinhel deu início a um trabalho de rede que visa criar as condições necessárias para acolher aqueles que queiram vir para o nosso concelho”, divulgou o Município Pinhelense.

O acolhimento de Ucranianos vai ser feito “congregando esforços e coordenando uma vasta rede de parceiros – que inclui a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia, as Paróquias e as Instituições de Solidariedade Social (IPSS)”.

“O Município de Pinhel já fez o apuramento dos alojamentos disponíveis no concelho, tendo neste momento condições para acolher e acomodar cerca de 50 pessoas (capacidade que poderá ser ampliada, caso venha a ser necessário)”, diz a autarquia liderada por Rui Ventura.

Nos próximos dias o Município de Pinhel vai constituir uma bolsa de voluntariado que visa criar uma rede de apoios a vários níveis (desde a recolha de bens à sua triagem e entrega, passando pela prestação de apoio social e psicológico ou pela mediação de diálogos pelo conhecimento de línguas, entre muitos outros).