Início Todos os Artigos Atualidade “Mel do Abel” conquistou 3 prémios no 12º Concurso Nacional de Mel

“Mel do Abel” conquistou 3 prémios no 12º Concurso Nacional de Mel

81
Foto CMP

O “Mel do Abel”, da Quinta Nova, no concelho Pinhel, arrecadou três distinções em diferentes classes de Mel, todas elas a concorrer na categoria de modo de produção biológico, no 12º Concurso Nacional de Mel, Promovido pela FNAP – Federação Nacional de Apicultores.

Com a variedade “Castanheiro” conquistou o 1º Prémio (Ouro), já a variedade “Rosmaninho” valeu-lhe o 3º Prémio (Bronze) e, finalmente, ainda teve direito a uma Menção Honrosa na variedade “Alecrim”. Pedro Fernandes, responsável da empresa, não esconde o orgulho, e realça que estes prémios “são o culminar de um trabalho que tem vindo a ser feito ao longo dos anos”.

A produção tem vindo a aumentar, e neste momento ronda as 20 toneladas por ano com grande parte do produto a ser exportado.

O “Mel do Abel” é muito conhecido no concelho e na região. No último ano a empresa fez um investimento em novas instalações com objetivo de chegar a outros mercados.

O negócio já está na família há algum tempo. Pedro Fernandes não esquece o avô Abel, e agradece-lhe por lhe ter incutido gosto pela apicultura.

De referir que o Concurso foi realizado em conjunto com a Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, nos dias 23 e 24 de março.

Promovido pela FNAP – Federação Nacional de Apicultores, o 12º Concurso Nacional de Mel pretendeu dar a conhecer e valorizar a qualidade, a especificidade e a diversidade do mel produzido em Portugal, tendo registado a maior participação de sempre (83 amostras e 42 apicultores), o que atesta a importância desta prova para a promoção da apicultura portuguesa. Para Pinhel vieram três prémios.