Início Todos os Artigos Atualidade Bancadas parlamentares da Assembleia Municipal de Pinhel destacam importância do poder local...

Bancadas parlamentares da Assembleia Municipal de Pinhel destacam importância do poder local para o desenvolvimento dos territórios

101
0

Num discurso em que frisou as fragilidades causadas pela pandemia, Hugo Coelho, líder do Grupo Parlamentar do PSD na Assembleia Municipal de Pinhel elogiou os autarcas locais e o seu papel no desenvolvimento dos territórios e na capacidade de adaptação aos novos tempos, às novas necessidades. “ Quero transmitir uma palavra e esperança e de confiança pela forma corajosa como se encontram a ultrapassar esta pandemia”, disse.

Falando sobre os valores de abril, e sobre a importância do poder local, Hugo Coelho afirmou que “a luta ainda não terminou. Uma grande percentagem da coragem e do sucesso para enfrentar os desafios de hoje, deve-se à governabilidade da política local, aos nossos autarcas, àqueles que muitas vezes a troco de pouco fazem muito pelo bem-estar das populações.”

“Combater os problemas atuais do poder local, apoiando as famílias e as empresas do concelho é hoje apelidada de consolidação da democracia” frisou o social democrata, falando de um conjunto de medidas implementadas pela autarquia e que no seu entender merecem destaque.

“A liberdade trouxe ao poder político local a responsabilidade de boas escolhas, que se devem aplicar nas decisões de gestão locais, contando hoje o nosso concelho com uma larga experiência governativa, de mais competência e um maior conhecimento para enfrentar desafios que se avizinham no futuro.” Hugo Coelho afirma ainda que “hoje o nosso território está mais preparado para as adversidades de um futuro imprevisível.”

Gonçalo Cruz, líder do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, falou sobre as conquistas de abril e salientou a importância de um regime onde o cidadão tem poder de decisão. “Há já 47 anos que foi restabelecido o primado da liberdade, do poder coletivo, do humanismo. Portugal deu um passo gigante, decisivo e irreversível. Vieram as eleições, os partidos políticos, os debates, as campanhas, a discussão. Sim, disso se faz a democracia”, afirmou.

Mas, segundo o depurado municipal “a democracia tem as costas largas”, afirmando que “face ao que de menos bom vai acontecendo muitos se viram contra a política, contra o sistema, os representantes. Mas, os representantes mudam pelo poder do voto. É por isso que presamos a democracia e celebramos esta data em especial. Porque, apesar das múltiplas imperfeições, podemos denunciar o que está mal, falar, manifestarmo-nos, denunciar, dar o nosso contributo. A democracia deu ao cidadão o poder de agir”.

Para além da importância do poder de decisão, Gonçalo Cruz também destacou a importância do poder local no desenvolvimento dos territórios.

“Como mudou Pinhel nas últimas décadas. Longe vai o tempo da miséria, da falta de condições de bem-estar social, de isolamento geográfico, o que se deve, e muito, ao poder local. Essa outra grande conquista de abril.”

E falando nas conquistas de abril e da democracia, o deputado socialista sublinhou a importância dos partidos de oposição, afirmando que “sem oposição não há democracia”.