O Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Pinhel é uma das 9 escolas do distrito que aderiram ao projeto “Herois da Fruta”, que tem por objetivo combater a obesidade infantil. Este é um projeto que conta já com 10 anos e “desde 2011 quase meio milhão de crianças participantes já melhorou os hábitos alimentares através do método Heróis da Fruta”, lê-se no respetivo site.
“Este método combina materiais educativos protagonizados por um grupo inspirador de personagens-modelo que ganham «superpoderes» através da ingestão de alimentos saudáveis e técnicas de educação não-formal como storytelling ou gamification”, acrescentam.
A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil pretende desta forma “aumentar a ingestão de «Super Alimentos» (frutas e vegetais) junto das crianças para alcançar as quantidades mínimas diárias recomendadas, reduzir o consumo de «Super Industriosos» (com açúcar, sal ou gordura em excesso) junto das crianças para não ultrapassar limites máximos e promover a literacia alimentar junto dos encarregados de educação para incentivar hábitos familiares mais saudáveis e sustentáveis.
“As crianças são desafiadas ao longo de 5 semanas a atingir determinados objetivos no que diz respeito ao consumo de frutas e legumes. Ao atingirem esses objetivos as crianças são estimuladas a pintar diariamente estrelas no «Passaporte dos Heróis da Fruta» como recompensa por porem em prática hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis”, contou à Elmo Maria Marques, coordenadora pedagógica do Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Pinhel.
Segundo esta responsável “é mais fácil incutir hábitos saudáveis de alimentação através de brincadeiras” e em conjunto, até porque “uns puxam pelos outros”, diz.