Início Todos os Artigos Atualidade Jardim de Infância da Misericórdia de Pinhel adere ao projeto “Heróis da...

Jardim de Infância da Misericórdia de Pinhel adere ao projeto “Heróis da fruta”

48

O Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Pinhel é uma das 9 escolas do distrito que aderiram ao projeto “Herois da Fruta”, que tem por objetivo combater a obesidade infantil. Este é um projeto que conta já com 10 anos e “desde 2011 quase meio milhão de crianças participantes já melhorou os hábitos alimentares através do método Heróis da Fruta”, lê-se no respetivo site.

“Este método combina materiais educativos protagonizados por um grupo inspirador de personagens-modelo que ganham «superpoderes» através da ingestão de alimentos saudáveis e técnicas de educação não-formal como storytelling ou gamification”, acrescentam.

A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil pretende desta forma “aumentar a ingestão de «Super Alimentos» (frutas e vegetais) junto das crianças para alcançar as quantidades mínimas diárias recomendadas, reduzir o consumo de «Super Industriosos» (com açúcar, sal ou gordura em excesso) junto das crianças para não ultrapassar limites máximos e promover a literacia alimentar junto dos encarregados de educação para incentivar hábitos familiares mais saudáveis e sustentáveis.

“As crianças são desafiadas ao longo de 5 semanas a atingir determinados objetivos no que diz respeito ao consumo de frutas e legumes. Ao atingirem esses objetivos as crianças são estimuladas a pintar diariamente estrelas no «Passaporte dos Heróis da Fruta» como recompensa por porem em prática hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis”, contou à Elmo Maria Marques, coordenadora pedagógica do Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Pinhel.

Segundo esta responsável “é mais fácil incutir hábitos saudáveis de alimentação através de brincadeiras” e em conjunto, até porque “uns puxam pelos outros”, diz.