Início Todos os Artigos Atualidade Ainda não há data para a chegada dos refugiados a Pinhel

Ainda não há data para a chegada dos refugiados a Pinhel

Questões processuais são o motivo.

114

Hoje chegaram 267 refugiados, mas Marcelo Rebelo de Sousa anunciou que um novo voo humanitário, com destino a Portugal, deverá acontecer nos próximos dias.

Do grupo que hoje chegou a Portugal uma parte vai ser acolhida em Pinhel. Fomos dizendo que a chegada seria hoje, mas a autarquia foi informada que ainda não é certo que seja hoje, devido à tramitação legal que é preciso pôr em dia.

A câmara fez um levantamento de casas disponíveis no concelho para acolher estas pessoas, e são 17 as que reúnem condições, mas à radio a vice-presidente de Câmara de Pinhel, Daniela Capelo, também já disse que “houve alterações no que diz respeito à acomodação destas pessoas por que o Alto Comissariado para as Migrações defende que numa primeira fase os Ucranianos devem ficar juntos”. Assim sendo o município já preparou o Centro Logístico para os acolher, numa primeira fase. Posteriormente serão encaminhados para as habitações que estão disponíveis.

O centro logístico tem todas as condições para acolher estas pessoas, foi criado um dormitório, uma zona de lazer, uma zona de refeições, que vão ser fornecidas pela Santa Casa da Misericórdia, bem como balneários.