Início Todos os Artigos Atualidade Pinhel inaugura Miradouro da Faia e Estação de Serviço de Apoio a...

Pinhel inaugura Miradouro da Faia e Estação de Serviço de Apoio a Autocaravanas

98
0

Ponto alto das Comemorações do 25 de Abril, Dia da Liberdade, a inauguração do Miradouro da Faia é um convite à contemplação e à descoberta de um vasto património natural marcado pelo curso do rio Côa.

Este é o primeiro de vários investimentos que o Município de Pinhel pretende concretizar no âmbito do projeto “Ver e Sentir o Falcão” que integra a construção de uma Falcoaria (em Pinhel, junto ao Castelo) e vários miradouros ao longo do curso do rio Côa, interligados entre si por caminhos a percorrer a pé e em comunhão com a Natureza.

Num investimento que ronda os 132 mil euros, “o Miradouro da Faia possui dois braços de escadas de acesso à paisagem, uma plataforma em consola sobre o rio Côa, com 45 m2 de área e à cota 496 (diferença de 210 metros de altura com o Côa) e uma plataforma de menor dimensão à cota 483. O pavimento da plataforma principal é em chapa de ferro quadriculada na parte inicial e central.

A opção por este material deveu-se a dois factos: ser resistente e ser visualmente permeável, permitindo a contemplação e visualização de toda a paisagem e características envolventes à plataforma.

Na extremidade que se encontra em consola, o pavimento e as guardas de proteção são em vidro temperado, proporcionando uma vista ampla e desafogada sobre toda a paisagem, transmitindo ao visitante a sensação de estar a flutuar e permitindo que usufrua da vista a cem por cento, em 180 graus.

Estruturalmente, as plataformas e os braços de escadas possuem uma malha de perfis metálicos que garantem a sua estabilidade e segurança no terreno. Todo o percurso é acompanhado de uma guarda metálica sóbria, que garante a segurança dos visitantes e ao mesmo tempo não sendo evasiva, não marca a paisagem, permitindo o usufruto total da mesma”. (excerto da Memória Descritiva)

Agendada para as 14.30h do dia 25 de Abril, a inauguração do Miradouro da Faia integra as comemorações do Dia da Liberdade que terão início às 10.00h com a cerimónia do Hastear da Bandeira seguida da Sessão Solene, em frente aos Paços do Concelho. Irão usar da palavra, nesta sessão, os líderes dos grupos parlamentares com assento na Assembleia Municipal de Pinhel, a Presidente deste órgão autárquico e o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel.

Ainda no dia 25 de abril, e depois de inaugurado o Miradouro da Faia, está prevista a inauguração da Estação de Serviço de Apoio a Autocaravanas, em Cidadelhe, uma obra a cargo da Junta de Freguesia de Vale do Côa, com o apoio do Município de Pinhel.

A coincidir com as comemorações do Dia da Liberdade, Pinhel acolhe nos dias 25 e 26 de abril o Festival de Ciência do Vale do Côa, projeto desenvolvido pela Fundação Côa Parque, em parceria com a Agência Nacional Ciência Viva, a Plataforma de Ciência Aberta e a Associação Transumância e Natureza, envolvendo diretamente os municípios e os agrupamentos escolares dos concelhos de Foz Côa, Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel, Mêda e Torre de Moncorvo.

Fonte: Município e Pinhel