Início Todos os Artigos Noticias Monumento em Homenagem aos Combatentes no Ultramar do Concelho de Pinhel inaugurado...

Monumento em Homenagem aos Combatentes no Ultramar do Concelho de Pinhel inaugurado no dia de Portugal e das Comunidades

122

Em dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em Pinhel homenagearam-se todos os que por Portugal lutaram na guerra colonial.

Esta quinta-feira foi inaugurado o Monumento que presta homenagem aos Combatentes do Ultramar do concelho de Pinhel. “Este reconhecimento já há muito era desejado, mas por motivos diversos ainda não tinha sido concretizado”, disse Rui Ventura, presidente de Câmara de Pinhel, que acrescentou “que o local onde este memorial foi construído assume particular importância, uma vez que vai permitir que os mais novos possam conhecer mais de perto a história do país”.

António Cruz, do Núcleo de Combatentes de Pinhel, não esconde a satisfação pela concretização desde desejo antigo. “Os Militares do Ultramar já há muito ansiavam por este memorial, que tem muito significado. É um monumento simples, mas que tem um grande simbolismo”.

Presente nesta homenagem esteve a Secretária de Estado dos Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro. Na opinião da governante as homenagens aos antigos combatentes são “justas e merecidas”.

O largo da fonte nova encheu-se para prestar esta homenagem aos combatentes do ultramar. Aos que foram e não voltaram, mas também para lembrar a importância de tratar condignamente os muitos que regressaram.

Lembrar que só no ano passado foi aprovado no parlamento o estatuto do ex-combatente, que entrou em vigor a 1 de janeiro deste ano. Este estatuto traz um conjunto de reconhecimentos, direitos e apoios aos antigos combatentes ou às suas viúvas, que também foram reconhecidas neste documento.