O Campeonato Nacional de Supercross está de regresso a Fernão Joanes com a sua 5ª edição no próximo dia 8 de agosto de 2026. Apresentada oficialmente a 23 de julho, numa conferência de imprensa realizada nas instalações da Ergovisão, na Guarda, esta etapa alia a adrenalina da alta competição sobre duas rodas a uma diversificada oferta de lazer, com a expectativa de atrair centenas de entusiastas e famílias de toda a região.
Segundo a Nota de Imprensa enviada à redação, “a grande novidade desta edição reside no investimento contínuo nas condições de acolhimento do público, destacando-se uma Zona de Bancada completamente renovada, pensada para oferecer a melhor visibilidade, conforto e segurança durante os saltos e ultrapassagens mais marcantes da noite”.
A ação na pista arranca ao final da tarde, pelas 17h00, com os treinos livres e cronometrados. Pouco depois, às 17h30, o ambiente no recinto começa a aquecer com um Sunset animado pelo DJ Sousa. O ponto alto acontece às 20h00 com a queda da grelha de partida para as Provas Oficiais, dando início à luta pelos pontos no campeonato nacional. As emoções em pista prolongam-se pela noite dentro e culminam num After-Party a partir das 00h30, marcando o regresso do DJ Sousa à mesa de mistura para fechar o evento em clima de festa.
Indo ao encontro de um público cada vez mais diversificado, a organização sublinha que este é um evento pensado para toda a família. Para garantir a comodidade de todos, o recinto estará dotado de uma Zona de Restauração com variadas opções gastronómicas e de uma Zona Infantil dedicada exclusivamente à diversão dos mais novos. Além de todo o espetáculo proporcionado pelos pilotos, o público presente habilita-se ainda a ganhar diversos prémios que serão sorteados e distribuídos de surpresa ao longo do evento.
A realização desta etapa, segundo a organização do evento, “reforça a tradição e a excelência de Fernão Joanes no panorama desportivo nacional” e resulta de um esforço conjunto que conta com os apoios da Câmara Municipal da Guarda (CMG), do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e da Junta de Freguesia local. A estes junta-se a colaboração de diversos parceiros locais, entre os quais a Ergovisão, cujo envolvimento contínuo torna possível a concretização de mais uma grande noite dedicada aos motores e ao convívio.
Eduardo Silva














