Início Todos os Artigos Atualidade Câmara da Guarda vai reabilitar três edificios para instalar CDOS, IMT e...

Câmara da Guarda vai reabilitar três edificios para instalar CDOS, IMT e Comando da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR

105

A Câmara da Guarda vai recuperar edifícios, na cidade, para albergar o CDOS, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMT) e o Comando da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da Guarda Nacional Republicana (GNR). Segundo Carlos Monteiro “esta Unidade de Emergência foi quem veio dar o impulso para estas mudanças de instalações do IMT e do CDOS”.

O CDOS vai deixar a antiga residência de estudantes feminina e vai para a sede da extinta associação comercial, edifício recentemente adquirido pela autarquia. A delegação do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMT) passa para as instalações já requalificadas da antiga Direção-Geral de Estradas. Com a mudança do IMT, as atuais instalações que este organismo ocupa, situadas próximo do quartel dos bombeiros voluntários, irão acolher o Comando da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Segundo o autarca todos os edifícios precisam de ser intervencionados. “Uns mais que outros. A sede da Associação Comercial, e que vai albergar o CDOS, será a que sofrerá obras mais profundas”.

As obras serão pagas com expensas próprias, porque segundo Carlos Monteiro “não é possível enquadra-las no atual quadro comunitário”.

Investir nestas áreas faz parte da estratégia da câmara guardense, que pede agora “o reforço das competências destes serviços públicos”.

O Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS)  vai ser instalado no antigo edifício da Associação Comercial e as atuais instalações do CDOS retomam a função inicial de residência de estudantes. “Assim que o edifício esteja livre será intervencionado para voltar a receber estudantes”.