Início Todos os Artigos Atualidade Assembleia Municipal de Pinhel aprovou, por unanimidade, moção em defesa da saúde...

Assembleia Municipal de Pinhel aprovou, por unanimidade, moção em defesa da saúde no concelho

20
0

A Assembleia Municipal de Pinhel aprovou por unanimidade uma moção que pretende ser um alerta para o estado da Saúde em Portugal e, em particular, no concelho de Pinhel, onde é dito que “o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde se encontra fragilizado e em sérios riscos de comprometimento”.

A moção foi apresentada pela bancada do PSD, mas foi subscrita por todos os elementos da assembleia municipal. O documento, que denuncia a falta de enfermeiros no Serviço de Atendimento Permanente (SAP) onde deveriam estar colocados 6 profissionais, de momento apenas tem 2, aponta para a necessidade de “reorganizar o sistema de saúde” e para o “aperfeiçoamento do novo modelo de financiamento dos cuidados de saúde primários”.

Perante a situação, a Assembleia Municipal, que é presidida por Ângela Guerra, aprovou a moção onde manifesta “a sua posição de frontal recusa de todo este processo de encerramento e ‘esvaziamento’ dos Serviços de Atendimento Permanente, que considera ter como única finalidade a destruição do Serviço Nacional de Saúde por razões ideológicas e opção política”.

O órgão autárquico também exige “a sua participação em todos os processos, ou decisões que digam respeito à organização e funcionamento dos serviços de saúde que servem a população do concelho de Pinhel” e mostra-se disponível para “organizar e/ou participar em ações de protesto, ou outras que sejam consideradas adequadas à defesa dos interesses dos cidadãos, nomeadamente, o pedido de audiência urgente ao ministro da Saúde, caso se venha a revelar de interesse”.

A Assembleia Municipal apela, ainda, aos utentes, aos profissionais de saúde, às suas estruturas representativas e à população em geral, “para que intensifiquem a luta em defesa do Serviço Nacional de Saúde, contra o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde de Pinhel”.