Início Todos os Artigos Noticias Arquivo da extinta Comarca Judicial de Mêda regressou ao Tribunal

Arquivo da extinta Comarca Judicial de Mêda regressou ao Tribunal

2
0

O arquivo da extinta Comarca Judicial de Mêda regressou às instalações do seu Tribunal, atualmente com a designação de Juízo de Proximidade, informou a Câmara Municipal.

“Aquando da reforma judicial que levou à extinção da Comarca de Meda, em 2014, os processos que constituíam o arquivo desta Comarca e se encontravam à sua guarda foram incorporados no arquivo da Comarca da Guarda, sendo transferidos para as instalações do Tribunal de Sabugal. Hoje, volvidos alguns anos, procedeu-se à transferência da documentação daquele arquivo, novamente para as instalações do Tribunal de Mêda, numa ação de colaboração entre o município de Mêda e a Administração Judicial da Comarca da Guarda”.

O município de Mêda, presidido por João Mourato, “realça a importância desta transferência da documentação, uma vez que permite a consulta de centenas de processos localmente e os mesmos regressam ao local de origem, para instalações condignas como as que o edifício do Tribunal de Mêda dispõe”.

“É, também, uma aspiração deste município a passagem do atual Juízo de Proximidade a Juízo de Competência Genérica, uma vez que o Tribunal de Mêda dispõe de excelentes condições com capacidade para se poderem realizar julgamentos”, rematou.