Início Todos os Artigos Atualidade A Casa de Saúde Bento Menni, na Guarda, tem um novo projeto...

A Casa de Saúde Bento Menni, na Guarda, tem um novo projeto de inovação em Saúde Mental.

95

A Casa de Saúde Bento Menni, na guarda, tem um novo projeto de inovação em Saúde Mental. Segundo Carla Costa, psicóloga da Casa de Saúde Bento Menni, este projeto, que é desenvolvido em parceira com a câmara da Guarda, vai atuar em 3 áreas, prevenção, literacia e combate ao estigma e reabilitação psicossocial.

A prevenção será feita através de rastreios de saúde mental, a jovens.  A literacia é mais direcionada para a comunidade ativa e pretende sensibilizar para a importância de estar atento à saúde mental. Um terceiro eixo será mais direcionado para pessoas que já tem historial de doença mental.

A doença mental ainda está envolta num grande estigma, até alguma vergonha. A psicóloga afirma que uma parte importante deste projeto  passa por tornar mais fácil a abordagem pública da doença mental.

Para já este Gabinete de Intervenção Comunitária tem a duração de 3 anos, mas o objetivo, tanto de Carla Costa como da Casa de Saúde Bento Menni, é que possa ter continuidade depois de terminado o prazo financiado.

E porque um dos objectivos deste Gabinete passa pela chamada de atenção para a Saúde, no dia 7 vão promover uma ação pela Saúde mental. Como os tempos são de alguma cautela, e não permitem ajuntamentos de pessoas, o desafio é lançado na internet.

Com o desconfinamento, Carla Costa admite que o projeto começa a ganhar vida.