Início Todos os Artigos Atualidade GNR recolheu uma lontra e dois mochos no Sabugal

GNR recolheu uma lontra e dois mochos no Sabugal

4
0

O Comando Territorial da Guarda, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da Guarda recolheu uma Lontra-Europeia (Lutra-lutra), no concelho de Sabugal, na sequência de um alerta por parte de um popular a dar conhecimento que se encontrava uma lontra debilitada na praia fluvial da Rapoula do Côa. Após a recolha o animal foi transportado para o Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) em Gouveia, para recuperação e posterior libertação no seu habitat natural.

Também no Sabugal, a GNR recolheu duas crias de Mocho de Orelhas (Otus Scops), da Família “Stridae”, no concelho de Sabugal.

O alerta, à semelhança do caso anterior, também partiu de um popular. Após a recolha, na localidade de Santo Estevão, e devido à sua tenra idade, os dois mochos de orelhas foram transportados para o Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) em Gouveia, uma vez que seria impossível a sua sobrevivência sem os progenitores.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.