Início Todos os Artigos Atualidade Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo antecipa candidaturas a bolsas de estudo...

Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo antecipa candidaturas a bolsas de estudo e aumenta valor do apoio

79
0

A Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo abriu este ano mais cedo as candidaturas para a atribuição das bolsas de estudo para os estudantes que ingressaram no Ensino Superior ou em Cursos de Especialização Tecnológica no presente ano letivo. Carlos Condesso, autarca local, justifica esta antecipação com a conjuntura económica e com a necessidade de ajudar as famílias.

“Este ano, as candidaturas às bolsas de estudo foram antecipadas para o início do ano letivo e não a meio ou no fim, como em anos anteriores, permitindo aos alunos e famílias receberem este suporte financeiro mais cedo, pois sabemos o quão difícil é fazer frente às primeiras despesas inerentes à deslocação para outras localidades”, referiu o autarca.

Para além de abrir as candidaturas mais cedo, a autarquia também aumentou o valor da bolsa a ser atribuída. O apoio sofreu um aumento de 55,68 euros, (cerca de 8%), fixando-se agora nos 746,11 euros. O presidente da autarquia referiu que esta atualização de valores “é importantíssima” devido à inflação e também “porque desde a sua criação, há 11 anos, o valor nunca tinha sido alterado, sendo agora mais justo e adequado à realidade”.

Para se candidatem às bolsas de estudo, os alunos interessados têm de cumprir com alguns requisitos, nomeadamente terem sido residentes no concelho e frequentado a Escola Secundária de Figueira de Castelo Rodrigo, realizando lá o ensino secundário e ingressando no Ensino Superior, ou frequentado o 10.º e 11.º anos, no caso de ingressarem num Curso de Especialização Tecnológica. Os alunos que, sendo residentes no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, frequentaram outro estabelecimento de ensino também poderão candidatar-se a este apoio, desde que tenham frequentado uma área de estudos que não se encontrava disponível no Agrupamento de Escolas.

O período de candidaturas está aberto até dia 28 de outubro de 2022.